Revista da Toca

Fevereiro 2020

Revista da Toca

Fevereiro 2020

SEJA BEM-VIND@ À REVISTA DA TOCA

Aqui na Fazenda da Toca, sempre gostamos de fazer coisas novas, e depressa. Temos uma paisagem bucólica, bem típica do interior, mas nosso ritmo é de alta velocidade para inovar e melhorar a cada dia!

Essa primeira edição de 2020 reflete um pouco esse espírito. Nela, apresentamos alguns novos projetos de alto impacto para este ano, especialmente nas áreas ambiental e de produção regenerativa, que já começamos a implementar neste início de ano.

Uma das novidades é a Coordenadoria de Sustentabilidade, um novo departamento que instituímos recentemente para acelerar ainda mais o trabalho nessa frente. Ao longo de nossa trajetória, desenvolvemos inúmeras ações sustentáveis. Mas essas iniciativas eram realizadas de forma descentralizada em cada unidade: produção, logística etc. Agora, para facilitar a gestão e também propor novos caminhos, criamos um setor específico, responsável por estudar oportunidades e viabilizar a implementação de alternativas, como energia limpa e biodigestão.

A primeira grande responsabilidade desse novo departamento é o Inventário de Emissões de Carbono, que é a manchete dessa News e servirá de ponto de partida para uma estratégia de compensação ambiental pioneira em nosso setor. E, abaixo, apresentamos também outras frentes, como o projeto de formar mais 100 hectares de floresta na Toca e o nosso novo Sistema Agrossilvipastoril, que envolve bem-estar animal, regeneração dos ecossistemas e diversidade de renda na agropecuária.

Nesse número, também trazemos reportagens e conteúdos inéditos e interessantes. Um deles é sobre como as novas gerações nutrem uma relação de paixão pelo campo, atraídas especialmente pela agricultura orgânica e regenerativa. E, se você tem cachorros, não perca uma matéria que fizemos sobre os benefícios dos ovos orgânicos na alimentação deles. 

Mais uma vez, te convidamos também a colaborar conosco. A nossa pauta é aberta. Se você tiver algum tópico que gostaria de ver abordado aqui e seja pertinente à nossa atuação, pode escrever para o Coordenador de Comunicação e Experiências da Fazenda -e também editor dessa Revista- pelo email paulo.araujo@fazendadatoca.com.br. Estamos sempre abertos a sugestões, críticas e elogios!

Esperamos que aproveite a leitura!

Toca medirá emissões de carbono para reforçar compensações ambientais

 Já é bem conhecido o efeito do excesso de carbono na atmosfera como um fator que contribui para agravar o aquecimento global e as mudanças climáticas. Esse é um dos temas que mais ocupam a agenda ambiental da atualidade.

Praticamente tudo o que fazemos, produzimos ou compramos causa um impacto no planeta. As viagens, o uso de transporte, a nossa dieta, os bens de consumo, as atividades produtivas e tudo o mais são  emissores de gases de efeito estufa (GEE) e, portanto, contribuem para recrudescer a crise ambiental global que enfrentamos hoje.

Como endereçar esse que é considerado um dos maiores desafios da nossa era?

Mensurar o volume dessas emissões, reconhecer a nossa Pegada de Carbono e entender o real impacto das nossas atividades no planeta é o primeiro grande passo.

É isso que começamos a fazer agora na Fazenda da Toca. Em parceria com a Iniciativa Verde, organização do terceiro setor, vamos medir quanto a nossa operação de ovos orgânicos, o carro-chefe da Fazenda da Toca, gera de GEE. 

Esse diagnóstico nos possibilitará a adoção de políticas voltadas para a redução e controle das emissões, além de medidas de compensação e sequestro de carbono.

Mais 100 hectares de floresta na Fazenda

A Toca é cercada de mata nativa. Hoje, 35% da nossa extensão, ou cerca de 800 hectares, é formada por áreas de conservação ambiental. É quase o dobro do que o Código Florestal determina para a nossa região (20%).

Manter essa floresta em pé e preservada nessa zona de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado é para nós uma das maiores contribuições que damos ao planeta

E nesse ano iremos ampliar ainda mais o nosso maciço florestal. Amantes da natureza que somos, vamos somar a toda essa área mais 100 hectares, o que equivale a aproximadamente 100 campos de futebol.

Essa nova área, situada em um vale acidentado que abriga diversas nascentes e cursos d’água, será reflorestada com árvores nativas do nosso bioma. Entre as espécies, estão algumas maravilhas do mundo, como Jatobá, Jacarandá da Bahia, Aroeira, Urucum, Copaíba, Cedro e Guraritá.

Essa nova floresta, além de todos os serviços ecossistêmicos que promoverá, vai se tornar um grande refúgio para as abelhas da região, multiplicando seu valor ecológico.

Conheça o nosso Sistema Agrossilvipastoril, um projeto transformador de agropecuária regenerativa orgânica

Esse é um projeto que envolve bem-estar animal, regeneração dos ecossistemas e diversidade de renda na agropecuária.

Começamos a realizar neste ano um Sistema Agrossilvopastoril, que integra pecuária, árvores, agricultura e pastagem, implementado pelo nosso parceiro Guaraci Agropastoril em conjunto com o Fundo Vale.

Aqui na Toca, esse projeto foi desenhado para combinar gado leiteiro, abacate e mel, tudo orgânico, com inúmeros benefícios para a natureza, os animais, o produtor e o consumidor. E o melhor, tem a vantagem de ser replicável também em pequena escala no contexto da agricultura familiar.

Esse tipo de Sistema Agrossilvipastoril é apontado pelo Project Drawdown —que reúne alguns dos mais renomados pesquisadores das mudanças climáticas— como uma das 100 soluções mais poderosas para reverter a crise ambiental global que vivemos hoje.

Esse modelo representa uma quebra de paradigma na agropecuária! O que apresentamos aqui é inspirador e aproveitamos para te convidar a ver de perto e ao vivo em nosso Programa de Visitas!

Como as novas gerações estão mudando a cara do campo

As novas perspectivas e uma completa mudança de conceitos sobre a vida no campo têm levado cada vez mais jovens a optarem por permanecer ou voltar para os bairros de terra batida, ar puro e noites estreladas da zona rural.

Esse é um movimento reverso ao do chamado êxodo rural, que marcou o século XX e levou mais de 85% da população brasileira a se assentar nas zonas urbanas.

Diferentemente de gerações passadas, quando os jovens não viam futuro no campo, os chamados Millenials nutrem uma relação apaixonada e otimista com o meio rural.  E a agricultura orgânica e regenerativa é um dos ingredientes que aproximam e renovam essa paixão pelo campo.

Tivemos o prazer de receber na Toca e conversar com jovens agricultores para entender melhor esse fenômeno.

E o resultado foi uma reportagem que aponta para uma era de regeneração da agricultura capitaneada por uma nova mentalidade, novas práticas e novas tecnologias no campo.

Que tal oferecer ovos orgânicos para seu cachorro?

Quem consome orgânicos aponta a saudabilidade como um dos principais fatores para fazer essa escolha, de acordo com o Organis, entidade setorial dos orgânicos. Se nós pensamos em nos alimentar melhor, é natural que busquemos o mesmo para os nossos bichos.

Foi isso que nos motivou a fazer essa matéria.

Você que aprecia os nossos ovos orgânicos, já pensou em oferecê-los para seu cachorro? Afinal de contas, é considerado o segundo alimento mais rico da natureza, atrás apenas do leite materno, além de ser rápido e fácil de preparar.

Conversamos com uma médica veterinária e nutróloga que fala sobre os benefícios dos ovos orgânicos na dieta dos cachorros. De fato, se são realmente deliciosos e nutritivos para nós, por que não seriam também para os dogs?

Veja como pode ser uma alternativa saudável, fácil e prática para incrementar a alimentação dos cães.

Uma breve retrospectiva e novos caminhos

No editorial dessa Revista, estávamos dizendo que sempre gostamos de fazer coisas novas, e depressa. De fato, como tivemos muitas novidades recentes, o exercício de olhar para trás é interessante para colocarmos em perspectiva tudo que fizemos e apontar novas direções.

Por isso, fizemos aqui uma breve retrospectiva de 2019. E mais do que só um apanhado de ações passadas, mostramos também alguns novos caminhos que estamos estudando. O ano passado foi de bastante ação, colocamos muitas coisas em prática, e é nessa mesma toada que iniciamos 2020.

Agora vamos recordar um pouco com você algumas de nossas iniciativas de mais destaque no campo ambiental e social.

Destaques e Dicas

O segmento de orgânicos faturou R$ 4,6 bilhões no Brasil em 2019, de acordo com pesquisa da Organis, o que representa aumento de 15% em relação ao faturamento de 2018, quando o valor chegou a R$ 4 bilhões. No ano passado, o país rompeu a barreira de 20 mil unidades produtivas, e o setor tem grande potencial de desenvolvimento para este ano.

Dica de um bom programa para março! No dia 10, uma terça, será exibido na Unibes Cultural o documentário Campo e Sustentabilidade: Realidade Possível ou Utopia?, que teve participação de Pedro Paulo Diniz, sócio-fundador da Toca e da Rizoma Agro. Na ocasião, haverá também uma mesa de debates sobre o tema com nomes importantes ligados à produção de alimentos no Brasil. 

Indicação literária: Nós que amamos galinhas, indicamos o livro “Criação de Galinhas em Sistemas Agroecológicos”, de Marcia Neves Guelber Sales, uma das maiores referências nessa área. Traz um profundo estudo sobre as origens das aves, a evolução da avicultura, o comportamento das poedeiras e a integração das galinhas com os ecossistemas naturais.

Translate »
Compartilhar