No Toca Regenera, o programa de regeneração e sustentabilidade da Fazenda da Toca, a geração mínima de lixo em nossas operações é uma das prioridades máximas. Aqui na Fazenda, fazemos a separação e a destinação correta dos resíduos gerados em nossas atividades produtivas para que possam ser reaproveitados.
A compostagem é a estação final dos restos orgânicos. Aí entram desde sobras do nosso restaurante (restos de comida, talos e cascas de verdura) até resíduos de varrição da Fábrica de Ração (grãos e farelo que acabam no chão), passando por ovos descartados por quebras ou trincas.
Esse material é todo enviado à nossa parceira Orga Fertilizantes, em Araras, onde é deposto e manejado em pátios de compostagem em larga escala. Entre março e agosto deste ano, por exemplo, 4,25 toneladas de resíduos da Toca foram transformadas em compostos orgânicos, voltando para a terra como adubo para alimentar outras lavouras.
Esse processo beneficia diretamente a agricultura, ao prover uma fonte alternativa de matéria orgânica para o solo e de macro e micronutrientes para as plantas, substituindo os fertilizantes químicos, ou diminuindo a necessidade de sua utilização. E também produz efeitos positivos sobre o meio ambiente, ao reduzir o volume de resíduos enviados a aterros sanitários, uma vez que os materiais antes lá depositados são compostados e reutilizados.
A inspiração é a própria natureza, em que nada se perde e tudo se transforma. Ou, falando mais conceitualmente, esse é um típico exemplo de economia circular, um conceito na área de desenvolvimento sustentável, que se assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Nesse círculo virtuoso, o que antes era descartado como lixo, volta para essa roda de transformação e ganha outros usos, poupando o meio ambiente e gerando valor econômico.
Esse é exatamente o caso de que estamos falando. Ovos trincados ou quebrados que, em um modelo de economia convencional e linear (cujo ciclo é Produção Distribuição → Consumo → Descarte) são considerados rejeitos, aqui na Toca ganham nova vida na forma de insumo para um novo produto, retornando ao mercado e gerando valor.
Já os materiais recicláveis derivados de nossa operação, como vidro, plástico, metais e papelão são levados a um galpão de triagem em Itirapina, onde nosso parceiro, o Ponto Recicla, faz sua separação e processamento e os encaminham para a indústria de reciclagem.
A nossa meta é reduzir ao máximo, tendendo a nossa operação a um modelo de Lixo Zero, em que todos os subprodutos são reutilizados, em vez de descartados.
Além do ganho ambiental, esse sistema também contribui com o desenvolvimento local e a geração de renda em nossa região. Nosso parceiro logístico nessa operação de destinação de resíduos, por exemplo, passou a revender os compostos orgânicos da Orga Fertilizantes, incrementando suas receitas e ajudando a dinamizar o mercado e girar a roda da economia circular.
Para nós, essa é uma equação perfeita porque promove impacto positivo nas três frentes: ambiental (ao garantir uma destinação ecológica de resíduos), social (ao promover o desenvolvimento local) e econômica (ao ser base de um produto de valor agregado demandado pelo agro).
Contatos
São Paulo +55 (19) 3199-2500
Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000