Newsletter

Novembro 2019

Newsletter

Novembro 2019

SEJA BEM-VIND@ À NOSSA NEWSLETTER

A Fazenda da Toca é muito mais do que uma propriedade dedicada à produção de alimentos orgânicos. Esse é um lugar para repensarmos a nossa relação com o planeta. Por isso, além de produzir, temos a missão de difundir o propósito da regeneração para que mais e mais pessoas possam estar conosco somando forças e energia no intuito de causar impacto positivo.

Acreditamos que a informação é uma das ferramentas para a transformação da realidade. E por isso, damos muita importância à comunicação e ao diálogo. Foi para nos fortalecer nessa frente que criamos essa plataforma de conteúdos.

Uma seguidora chamada Tamy Ohara nos honrou com uma mensagem bonita no Instagram fazendo um trocadilho com o nome da Toca. “Para mim, é a Fazenda que Toca corações”. É um pouco o que tentamos fazer com essa Newsletter: trazer conteúdos que possam mexer com você e tocar seu coração.

A nossa pauta é aberta. Se você tiver algum tópico que gostaria de ver abordado aqui e seja pertinente à nossa atuação, pode escrever para o coordenador de Comunicação e Experiências da Fazenda -e também editor dessa news- pelo email paulo.araujo@fazendadatoca.com.br.

Esse número traz assuntos bem interessantes. Para começar, temos uma ótima novidade: firmamos uma parceria com o Santuário Animal Care, que acolhe e cuida de animais silvestres vítimas do tráfico. Agora, os macacos que vivem por lá terão a alimentação reforçada com os nossos ovos orgânicos.

Também nos aventuramos na onda dos podcasts e gravamos um episódio com o tema Viagens Agroflorestais, numa deliciosa conversa com os fundadores da Preta Terra, Valter Ziantoni e Paula Costa.

E, como vínhamos falando de impacto positivo no começo deste editorial, você verá como poderá promover o seu lendo um texto que irá te inspirar a trazer a sustentabilidade para a sua rotina.

Tem ainda uma saborosa entrevista sobre os rumos da agroecologia com a professora da UFSCAR, Andrea Pimentel, e uma interessante reportagem sobre a ecoterapia, além de outros destaques.

Esperamos que goste! Boa leitura!

Fazenda da Toca firma parceria com o Santuário Animal Care no acolhimento aos animais silvestres vítimas do tráfico

“A coruja foi encontrada com parte da asa quebrada e outra perdida”. “Esse bugio foi resgatado com queimaduras”. “O papagaio foi visto com uma linha de cerol enrolada na pata”. Sem querer dar spoiler, essa é uma história que começa triste, mas tem um final feliz. Então clique para ler a matéria completa porque vale a pena!

Só para adiantar um pouco, temos orgulho de agora fazer parte de um trabalho voltado a proporcionar a máxima dignidade e qualidade de vida aos animais vítimas do tráfico que não podem mais ser reintegrados à natureza.

E você irá se divertir vendo como nossos ovos orgânicos também são apreciados por nossos parentes de evolução. Não perca!

Os rumos da Agroecologia.

Toca entrevista: Andréa Pimentel, docente da Universidade Federal de São Carlos.

Estamos em meio a uma verdadeira quebra de paradigma da agricultura, com os modelos convencionais sendo questionados e soluções mais sustentáveis se apresentando como alternativas viáveis.

Essa é uma nova era impulsionada por consumidores preocupados com a sua alimentação e uma demanda mundial crescente por sustentabilidade ambiental e social.

Nesse contexto, a Agroecologia desponta como uma “profissão do futuro”. Essa é a visão, de Andréa Eloisa Bueno Pimentel, docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tivemos o prazer de recebê-la na Toca e, desse encontro, surgiram conversas bastante inspiradoras que culminaram nessa entrevista interessantíssima sobre os rumos da agroecologia.

Você vai se surpreender com o número de grupos de pesquisa hoje atuantes nesse ramo e a evolução da agroecologia na academia e no mercado de trabalho.

Podcast: Viagens Agroflorestais

Aproveitando a onda dos podcasts, cada vez mais populares no Brasil, resolvemos nos aventurar nessa seara! Já havíamos antes feito um primeiro piloto e agora voltamos com um novo episódio sobre o fascinante universo das agroflorestas!

Para essa edição, convidamos os fundadores da Preta Terra, Valter Ziantoni e Paula Costa, que hoje estão entre as principais referências do Brasil e do mundo em sistemas agroflorestais.

Em uma conversa com o coordenador de comunicação da Fazenda da Toca, Paulo de Araujo, e a responsável pela comunicação da Rizoma, Gabriela Paraná, eles falam sobre como é “agroflorestar o mundo” em contextos tão diversos como a Amazônia, os Bálcãs, o deserto do Saara e os Andes, contam histórias deliciosas sobre as suas viagens e dão uma verdadeira aula de agrofloresta.

Está imperdível! Deu quase uma hora de um papo sobre aventuras pelo mundo e a expansão da agricultura regenerativa, que levanta a esperança em um planeta mais saudável e melhor para se viver!

Como trazer a sustentabilidade para o dia a dia

Muitas vezes fazemos críticas e cobramos ações mais sustentáveis de governos, países, empresas e órgãos internacionais. E com razão porque essas instâncias têm de fato grande poder de impacto.

Mas você já parou para pensar na sua própria pegada de carbono ou em como o seu dia a dia impacta o planeta? Nesse texto, mostramos como você pode mensurar as suas emissões e entender o “custo ambiental” do seu cotidiano. Esse é um ótimo exercício para refletir sobre nossos hábitos e atitudes.

E o outro exercício, mais prático, é adotar ações mais sustentáveis no nosso dia a dia. Você verá como cada um de nós, como pessoas físicas, podemos fazer a diferença! Para isso, trouxemos como guia mais uma indicação literária: “101 Dias com Ações Mais Sustentáveis para Mudar o Mundo”, de Marcus Nakagawa, professor da ESPM.

A mudança começa com cada um de nós!

Inspirando iniciativas regenerativas no Brasil e no mundo.

Dois paulistas, uma portuguesa, um baiano, duas japonesas, duas equatorianas, um mineiro. Essas pessoas que iremos te apresentar têm nacionalidades, formações e histórias de vida muito diferentes, mas há algo em comum entre elas que nos enche de orgulho: saíram da Toca para ir atrás de um sonho.

Conheça a história de algumas pessoas que estiveram conosco na Fazenda participando de nossas visitas, cursos e vivências e depois do que viram e sentiram aqui decidiram mudar de vida para fazer algo que as realizasse, ou então mergulharam mais a fundo em seu propósito regenerativo.

Nós nos sentimos muito honrados de ter convivido com elas, inspirado suas trajetórias e de uma certa forma fazer parte da história delas.

Conheça iniciativas que brotaram ou ganharam força aqui na Toca.

Ecoterapia: A cura pela reconexão com a natureza

“A natureza, quer você esteja no meio de um bosque longe de tudo, em um parque na cidade, ou simplesmente andando em uma alameda de árvores, tem o poder de fazer as pessoas se sentirem novas de novo. Pesquisas mostram que uma simples caminhada na natureza pode reduzir a ansiedade, manter o ânimo e até melhorar a memória”.

Você já ouviu falar em ecoterapia? O trecho acima, extraído do estudo “Ecotherapy – A Forgotten Ecosystem Service: a Review” (Ecoterapia – Um Serviço Ecossistêmico Esquecido – Uma Revisão) ajuda a entender esse conceito que se tornou um ramo de estudo da psicologia e medicina. O que está dito acima você provavelmente já sabe de experiência própria.

Mas há uma série de pesquisas que demonstram cientificamente que a conexão com a natureza traz muitos benefícios para a saúde física e mental e pode ser uma importante aliada contra depressão, ansiedade e auxiliar em tratamentos psiquiátricos e na recuperação de diversas enfermidades.

Para trazer essa conversa para um plano mais científico, reunimos várias fontes de pesquisa em um texto especial e bastante didático sobre o tema.

Curso de Produção de Ovos Orgânicos

Ainda dá tempo de se inscrever em nosso VII Curso de Produção de Ovos Orgânicos, que acontece de 11 a 13 de dezembro. Se você quer obter uma nova fonte de renda a partir de uma atividade economicamente próspera, ecologicamente correta e socialmente justa, essa pode ser uma ótima oportunidade.

Documentário Campo & Sustentabilidade

No dia 26/11 a partir das 20h acontece a estreia do documentário CAMPO & SUSTENTABILIDADE – Equilíbrio possível ou utopia? – no Cine Belas Artes – Petra, em SP. O doc, que teve uma parte gravada aqui, aborda a quebra de paradigmas para se produzir alimentos de maneira sustentável.

Encontre nossos ovos orgânicos pertinho de você

Você já pode ver facilmente onde nossos ovos orgânicos estão disponíveis mais perto de você. Nosso site e redes sociais (Instagram e Facebook) têm agora uma nova plataforma que indica os 10 pontos de venda mais próximo da sua localização para que você encontre os nossos produtos.

Dica de leitura

Aproveitando que estávamos falando de Agroecologia, compartilhamos uma dica de leitura da nossa entrevistada, a professora Andréa Pimentel. Ela indica os “10 Elementos que formam a Agroecologia”, da FAO. “É a visão mais ampla que se tem hoje do tema”, diz Andrea. A publicação está disponível em inglês e você pode ver por aqui.

Translate »
Share This