Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Imagem de Área de Preservação da Fazenda da Toca

A Fazenda da Toca é cercada por mata nativa e possui uma vasta área de conservação ambiental. As APPs (Áreas de Preservação Permanente) e as reservas legais ocupam cerca de 800 hectares, ou 35% de toda a sua extensão de terra.

Manter essa floresta em pé e preservada é para nós uma das maiores contribuições que damos à natureza e ao planeta. E a retribuição que recebemos é ver toda a riqueza de flora, fauna e tanta abundância de vida nessa zona de transição entre o Cerrado e Mata Atlântica, um lugar de incrível beleza natural onde temos a sorte de nos situar.

Amantes da natureza que somos, vamos somar a toda essa área florestal mais 100 hectares, o que equivale a aproximadamente 100 campos de futebol. Essa nova fronteira que estamos abrindo localiza-se em uma região da Toca denominada Califórnia, em um vale acidentado que abriga diversas nascentes e cursos d’água.

Esse é mais um projeto que fazemos em parceria com a Iniciativa Verde, organização do terceiro setor que trabalha para a melhoria dos serviços ambientais, como biodiversidade, água e qualidade do ar. Conheça aqui informações sobre o Inventário de Carbono da Toca que estamos fazendo conjuntamente.

Esses 100 hectares serão reflorestados com árvores nativas dos biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Uma parte do plantio será feita com um sistema de ‘muvuca de sementes’ de centenas de espécies que serão semeadas direto no campo. Entre elas estão algumas maravilhas do mundo, como Jatobá, Jacarandá da Bahia, Copaíba, Urucum, Guaritá, Cedro, Aroeira e Tingui, que você pode ver no carrossel abaixo.

Esse novo maciço florestal, além de todos os serviços ecossistêmicos, vai se tornar um grande refúgio para as abelhas da região, multiplicando seu valor ecológico.

Urucum

Aroeira

Copaiba

Guaritá

Jacarandá da Bahia

Jatobá

O valor das florestas

O valor da floresta em pé está no cerne dos debates sobre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. “A riqueza das nossas florestas tem muito valor. O Brasil ser um celeiro de diversidade do mundo tem valor”, disse Pedro Paulo Diniz, sócio-fundador da Fazenda da Toca e da Rizoma, em entrevista ao Valor Econômico.

De fato, diante de tantas notícias de desmatamento, perda de biodiversidade e extinção em massa de espécies, o mundo vem despertando para a urgência de um modelo de desenvolvimento em harmonia com a natureza.

E o grande mérito desse novo projeto de restauração florestal na Toca é apresentar ao setor privado as florestas como um ativo ambiental e econômico. Nesse sentido, a Iniciativa Verde buscará parcerias com empresas nacionais e multinacionais interessadas em fazer compensações ambientais ou zerar a sua conta de emissões de carbono.

Essa nova área florestal deverá ser destinada a dois programas de alto valor ambiental:

Programa Nascentes  

O Programa Nascentes, do governo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, direcionando investimentos para a proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d’água, áreas de recarga de aquífero, plantios de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias hídricas.

Esse programa envolve 12 secretarias de Estado e já conta com mais de 16 mil hectares de restauração, com quase 28 milhões de mudas plantadas no Estado.

Programa Carbon Free  Criado pela Iniciativa Verde em 2005, já contou com o apoio de mais de 600 empresas e a restauração de mais de 400 hectares de floresta nativa. Nesse projeto, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de qualquer atividade humana, como produtos, serviços e construção, são compensadas.

A Iniciativa Verde faz o plantio de árvores nativas de um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo em áreas de preservação. E quem participa do programa recebe o selo Carbon Free e um certificado com o número de árvores plantadas e a quantidade de gases de efeito estufa compensada.

———————————————————————–

Além do impacto ambiental positivo que esse projeto representa, será futuramente parte do roteiro do Toca Experiências, programa de Cursos, Visitas e Vivências que promovemos na Fazenda com o intuito de inspirar, disseminar o propósito de regeneração e realizar atividades de formação.

Em breve te convidaremos a visitar também!

Nossas redes
  

Contatos

São Paulo +55 (19) 3199-2500

Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000

Translate »
Compartilhar