Aqui na Toca, sempre gostamos de fazer coisas novas, e depressa. Temos uma paisagem bucólica, bem típica do interior, mas nosso ritmo é de alta velocidade para inovar e melhorar a cada dia.

O exercício de olhar para trás é interessante para colocarmos em perspectiva tudo que fizemos e apontar novas direções.

Por isso, temos aqui uma breve retrospectiva de 2019. E mais do que só um apanhado de ações passadas, mostramos também alguns novos caminhos que estamos estudando. O ano passado foi de bastante ação, colocamos muitas coisas em prática, e é nessa mesma toada que iniciamos 2020.

Agora vamos recordar um pouco com você algumas de nossas iniciativas de mais destaque no campo ambiental e social.

Coordenadoria de Sustentabilidade

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Ao longo dos anos desenvolvemos inúmeras ações sustentáveis na Toca. Mas eram iniciativas distribuídas de forma descentralizada nas áreas: produção, logística etc. Para facilitar a gestão e também propor novas frentes de ação, decidimos criar uma Coordenadoria de Sustentabilidade, que hoje é responsável por estudar oportunidades e viabilizar a implementação de alternativas, como energia limpa e biodigestão. O primeiro grande projeto do escopo desse novo departamento é o Inventário de Emissões de Carbono. Você pode saber mais por aqui.

Fim das Embalagens Plásticas

Em 2019 decretamos o fim das embalagens plásticas em todos os nossos produtos. Substituímos os estojos e bandejas de ovos por modelos feitos de polpa moldada, um material 100% reciclável e biodegradável. Com essa medida, considerando os números da nossa produção de 2019, 52,5 toneladas de plástico por ano deixaram de ser utilizadas. Embora reciclável, sabemos que uma parcela significativa de PET acaba despejada no ambiente. Por isso, a opção que tomamos é muito melhor para a natureza.

 

 

Apoio aos animais vítimas do tráfico

No ano passado, nos juntamos ao Santuário Animal Care no acolhimento aos animais silvestres vítimas do tráfico. São diversas espécies de aves, mamíferos e répteis que foram resgatados, mas não podem retornar à natureza porque sofreram alguma séria lesão ou já estão quase domesticados por conta do longo convívio humano. Entre eles estão dezenas de macacos que agora têm a alimentação reforçada com nossos ovos orgânicos! Hoje, felizmente, recebem todo o cuidado e carinho nesse sítio localizado na Serra da Bocaina, em Angra dos Reis (RJ). Saiba mais por aqui!

Quase 600 visitantes na Toca

É de portas abertas que disseminamos o propósito regenerativo. No ano passado, recebemos 572 pessoas pelo Toca Experiências, nosso programa de Cursos, Visitas e Vivências. São pessoas de todas as regiões do Brasil e também do exterior que vieram conhecer de perto nossas atividades, aprender sobre a produção de ovos orgânicos e sobre agroflorestas. Sempre dizemos que sucesso para nós é poder inspirar as pessoas. Estamos sempre aprimorando as nossas experiências para que sejam sempre inspiradoras para quem vem nos conhecer. E o fato mais gratificante do ano foi a nossa pesquisa de satisfação: 100% das pessoas que estiveram conosco consideraram nosso programa satisfatório ou extremamente satisfatório.  

 

 

 

Parceria com Fru.to e Alex Atala

Os nossos ovos orgânicos pequenos de galinhas jovens ajudaram a fazer acontecer a terceira edição do Fru.to – Diálogos do Alimento, que aconteceu em janeiro de 2020. Para cada estojo desses ovos vendido, o valor equivalente a uma unidade é revertido para o Instituto ATÁ, de Alex Atala, e o Fru.to. No volume todo, com dezenas de milhares de estojos comercializados, ajudamos a financiar esse evento tão importante e inspirador que traz palestrantes de todo o mundo para discutir o alimento em seu mais amplo aspecto –econômico, político, ambiental, cultural e social. As palestras ficam disponíveis gratuitamente pelo site do Fru.to.

 

 

 

 

Toca: Um excelente lugar para trabalhar

 

Em 2019 conseguimos a re-certificação do selo GPTW. Nosso propósito maior é causar impacto positivo no meio ambiente, na sociedade e no planeta, mas essa é uma jornada que começa dentro de casa! Para nós, promover um ambiente de respeito, harmonia e valorização de todos os nossos colaboradores é essencial. Em 2018, fomos certificados GPTW. E, em 2019, aumentamos ainda mais a nossa pontuação geral, alcançando o nível das empresas mais bem avaliadas de nossa região. Em 2019, a nossa média de satisfação dos nossos colaboradores foi de 88%.

Nossas redes
  

Contatos

São Paulo +55 (19) 3199-2500

Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000

Translate »
Compartilhar