O nosso programa de visitas está voltando neste ano com várias novidades e já tem data marcada para começar: 22 de fevereiro. Se você tem interesse em ver de perto como funciona nosso modelo de produção agrícola regenerativa, essa é uma ótima oportunidade para ampliar seu conhecimento e ainda desfrutar de uma alimentação deliciosa e saudável, respirar o ar puro da Fazenda e se inspirar com a natureza!

Você já pode entrar em contato conosco para fazer a sua inscrição na próxima turma ou formar um grupo fechado de adultos ou crianças. Nosso e-mail é visitas@fazendadatoca.com.br.

Para 2019, nós reformulamos o roteiro para apresentar em mais detalhes as nossas quatro principais operações agropecuárias: ovos, leite, grãos e sistemas agroflorestais, além da nossa horta, que hoje fazem da Fazenda um polo de produção orgânica em larga escala.

Durante o dia, você irá conhecer os nossos sistemas agroflorestais com foco em citricultura, sob gestão da Rizoma, empresa fundada em 2018 por Pedro Paulo Diniz para investir em agricultura regenerativa. As agroflorestas estão ganhando escala e surpreendendo cada vez mais pelos resultados alcançados. É possível enxergar a completa transformação do solo, antes empobrecido, para uma terra fértil e viva, como fruto de um manejo baseado na inteligência da natureza e que otimiza os seus ciclos. Também falaremos de alguns indicadores ambientais, como teor de matéria orgânica, retenção de água e sequestro de carbono que demonstram bem a evolução do nosso trabalho.

Outro ponto alto da visita e que acrescentamos em nosso roteiro agora é a nossa produção de leite orgânico, iniciada no ano passado em parceria com a Guaraci Agropastoril e que é um exemplo de melhores práticas na pecuária leiteira.

Apresentaremos também a nossa produção de ovos orgânicos, a principal linha de negócios da Fazenda da Toca. Por aqui, sempre dizemos que o nosso foco é na galinha, e o ovo é consequência. Essa frase resume bem o princípio máximo da nossa produção: o bem-estar animal. Aqui, você verá como o respeito e o apreço pelas aves e o cuidado diário com a sua qualidade de vida orientam a nossa rotina. O nosso maior orgulho é termos nos tornado referência em bem-estar animal no manejo das galinhas poedeiras e queremos dividir com você um pouco dessa história. Uma observação importante: por uma razão de biosegurança, as aves só podem ser avistadas do ônibus a uma certa distância. Para complementar essa parte da visita, exibiremos um vídeo que traz em mais detalhes o manejo de bem-estar animal e o dia a dia em nossos aviários.

Quem vem antes: o ovo ou a galinha? A essa clássica pergunta, sempre brincamos que são os grãos que vêm primeiro. Base da alimentação das nossas aves, o milho orgânico é o principal componente da ração. Garantir seu suprimento é um dos nossos principais desafios. Por isso, queremos mostrar a você a área destinada ao plantio de milho orgânico aqui da Fazenda. Mais uma observação importante: pela sazonalidade da safra, em algumas épocas do ano não é possível apresentar o plantio.

E uma das maiores atrações que temos aqui, a nossa horta agroflorestal é um lugar de abundância de alimentos, riqueza de biodiversidade, natureza que pulsa e muitos ensinamentos. Nessa área de 0,6 hectare sai cerca de uma tonelada de alimentos por mês, entre frutas, legumes e verduras 100% orgânicas que abastecem o nosso restaurante interno e são também vendidas na Feira Orgânica de São Carlos e para moradores e funcionários da Fazenda. Com certeza, você irá adorar conhecer.

Será um prazer te receber aqui! Venha com a gente!

Compartilhar