E por falar em ovos: O que eles podem fazer por sua saúde

Você se lembra quando o ovo era considerado algo a ser evitado? Por muito tempo, foi taxado injustamente como um alimento nocivo, associado ao alto nível de colesterol, doenças cardiovasculares e até risco de AVC.

Mas isso já é passado. Depois de uma ampla revisão científica desde os anos 80 e uma série de novas pesquisas, hoje o ovo passou a ser considerado o segundo alimento mais completo da natureza, atrás apenas do leite materno.

De vilão a herói, houve uma verdadeira virada de jogo na percepção da comunidade científica sobre os ovos.

Com tantos nutrientes essenciais à saúde, são cada vez mais recomendados como parte de uma dieta saudável. Não é à toa que a demanda por ovos cresce de forma acelerada. Projeções da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) apontam que devemos registrar neste ano um consumo de 250 ovos per capita, contra 230 no ano passado.

Por que optar por ovos orgânicos

No setor de orgânicos, os ovos estão sempre no podium dos itens mais procurados. É natural que seja assim, uma vez que há uma ligação muito estreita entre orgânicos e alimentação saudável. E aí, juntando o útil ao agradável, os consumidores buscam os benefícios dos ovos, mas de preferência em uma versão mais natural e sem resquícios de antibióticos ou transgênicos.

Essas já são de fato boas razões para se optar por ovos orgânicos. Mas muitas pessoas perguntam: há diferenças nutricionais entre ovos orgânicos ou convencionais? Há pesquisas que indicam que sim.

Estudo da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade da Pensilvânia (EUA), por exemplo, demonstrou que ovos produzidos por aves com maior liberdade para ciscar possuem concentração maior de alguns micronutrientes. A pesquisa intitulada “Vitamins A, E and fatty acid composition of the eggs of caged hens and pastured hens” (Vitamina A, E e gorduras e ácidos na composição dos ovos de galinhas em gaiola e em sistema de pastagem) aponta uma série de vantagens.

Comparados aos ovos provenientes de sistema convencional, os de de galinhas soltas em pasto (como as orgânicas, que devem ficar livres em ambiente externo por ao menos seis horas por dia quando as condições climáticas permitem) têm duas vezes mais vitamina E e o dobro de Ômega 3. Já a concentração de vitamina A é 38% maior nas galinhas criadas soltas.

Esse maior valor nutricional, segundo a pesquisa, deve-se ao fato de as aves soltas terem acesso a uma alimentação mais variada, além apenas de ração. Como as galinhas têm um trato digestivo curto, os nutrientes provenientes da alimentação vegetal e proteínas que adquirem nas áreas abertas são logo absorvidos e transferidos para os ovos, tornando-os mais ricos e nutritivos.

Mas na falta de estudos com resultados mais abrangentes e conclusivos, ainda há um debate na comunidade científica a esse respeito.

Então, tendo em mente que os ovos orgânicos têm uma vantagem em termos de saudabilidade por não conterem antibióticos, ou resquícios de transgenia, vamos falar dos benefícios do ovo (sem distinções) para a nossa saúde.

Os benefícios dos ovos para cada parte do corpo

Coletamos uma série de informações, que foram também revisadas pela nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil, ao qual somos associados.

“Além de ser uma importante fonte de proteína, possui uma grande variedade de nutrientes, como vitaminas e minerais”

Essas propriedades nutricionais são boas para os olhos, cabelos, músculos, pele, melhoram o humor e previnem a anemia e osteosporose.

Veja abaixo

Para os olhos: A Vitamina A contribui para a saúde dos olhos, agindo contra a degeneração macular e a catarata. A luteína também atua com ação antioxidante, protegendo as partes mais sensíveis da vista.

Para os músculos: A alta concentração de proteína dos ovos ajuda a fortalecer o corpo, atuando na formação muscular.

Para o cérebro: A vitamina B12 fortalece o sistema nervoso e afasta o aparecimento de problemas neurológicos. O Ômega 3 ajuda a manter as funções cerebrais e a transmissão dos impulsos nervosos. A colina favorece a manutenção da saúde cognitiva.

Para manter a forma: A albumina, uma proteína presente na clara, gera saciedade, pois demora para ser absorvida pelo organismo, auxiliando nas dietas.

Para bom funcionamento do organismo: A colina é um nutriente pouco presente em outros alimentos e atua no funcionamento das células, no desempenho do fígado e no transporte de nutrientes pelo organismo.

Para os ossos: A Vitamina D facilita a absorção do cálcio, sendo essencial para o desenvolvimento e manutenção do esqueleto.

Para aumentar a energia: As calorias presentes nos ovos são aliadas das atividades físicas, ao fornecer mais energia para o corpo.

Para prevenir doenças: Aminoácidos como a L-Glutamina favorecem o fortalecimento do sistema imunológico.

Para a renovação celular: O Complexo B é responsável pela renovação das células e pela produção de energia. Também auxilia na saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino.

 

Nossas redes
  

Contatos

São Paulo +55 (19) 3199-2500

Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000

Translate »
Compartilhar