Dicas de cultura que salvam na quarentena

Pedimos para algumas pessoas que colaboraram conosco nessa edição da Revista da Toca algumas indicações do que as inspirou em suas trajetórias.

Temos tido a sorte de conhecer e conversar com muita gente interessante. A Toca sempre foi um ponto de bons encontros entre pessoas que buscam refletir sobre como podemos ressignificar o nosso papel no planeta, fazendo com que a nossa existência traga uma marca positiva para a natureza, a sociedade e tudo que está em nosso entorno.

E como as pessoas interessantes costumam ter boas referências de livros, filmes e séries e porque cultura é tão importante e tem sido uma salvação nessa quarentena, pedimos a algumas delas algumas indicações que agora compartilhamos com você.

Abaixo estão as dicas de quatro amigos que nos ajudaram com os nossos conteúdos:

Marcos Palmeira, ator e empreendedor, é fundador da fazenda Vale das Palmeiras Orgânicos, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. 

Ele indica:

“Se você quer levar um livro interessante, eu aconselho a biografia da Ana Maria Primavesi. Esse é um livro que vale a pena.” Ela foi uma das maiores defensoras de uma agricultura ecológica, ou Agroecologia, que se difundiu muito com as suas contribuições. Notabilizou-se pela sua compreensão e ensinamentos sobre o solo.

Rodrigo Medeiros, CEO do Clube Orgânico, empresa sediada no Rio de Janeiro, que conecta produtores e consumidores por meio da entrega de cestas orgânicas, fomentando o setor e propiciando uma relação mais próxima, humana e verdadeira entre quem produz alimentos saudáveis e quem os consome.

Ele indica:

Ilha das Flores, curta-metragem do gênero documentário dirigido por Jorge Furtado. Disponível no YouTube.

“Me marcou muito a narrativa sobre consumo e como nossas escolhas são a grande responsável pelas desigualdades que nos chocam diariamente. 30 anos depois, o documentário continua atual.”

O Veneno está na mesa, documentário dirigido por Sílvio Tindler. Disponível no YouTube. 

“Revela com  uma riqueza de detalhes os problemas relacionados ao uso intenso e indiscriminado dos agrotóxicos na nossa agricultura. Ambos foram muito importantes no meu processo de compreensão do papel da agricultura e do consumo na nossa vida e a vida no planeta”

Flávia Altenfelder Santos é sócia-fundadora da Malabar Orgânicos, fazenda localizada em Itatiba e especializada na produção e distribuição de alimentos orgânicos

Ela indica o podcast:

Esse episódio de Mamilos, um dos podcasts mais ouvidos do Brasil, retrata mais uma das aflições que atingem os brasileiros: o medo de que a comida que comemos represente um risco por conta dos produtos químicos utilizados em sua produção.

Paulo Roberto Lenhardt é empreendedor. Apaixonado por carros e pela natureza, inventou um motor de veículo movido a óleo de fritura, apresentando uma solução ecológica para uma grande fonte poluidora do meio ambiente.

Ele indica um livro e um filme:

Mais um  livro Ana Maria Primavesi indicado nesta seção.

 “É a bíblia de quem quer praticar agricultura sustentável e regenerativa, sem insumo químico e sem veneno. Ela tem resposta para tudo ali, desde o problema da formiga cortadeira até infestação de cupim bem como a lógica da sucessão. O que muitos chamam de invasoras, são plantas que estão buscando seu espaço e demonstrando para o bom observador qual é o problema que seu solo tem. É o livro de cabeceira de quem quer praticar agricultura regenerativa”

“Esse é um filme que todos deveriam ver. O Pagador de Promessas retrata muito bem a questão social e ambiental evolvida no modelo agrícola que a gente adotou”. Esse é um clássico brasileiro de 1962, dirigido por Anselmo Duarte.

Nossas redes
  

Contatos

São Paulo +55 (19) 3199-2500

Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000

Translate »
Compartilhar