Pedimos para algumas pessoas que colaboraram conosco nessa edição da Revista da Toca algumas indicações do que as inspirou em suas trajetórias.

Temos tido a sorte de conhecer e conversar com muita gente interessante. A Toca sempre foi um ponto de bons encontros entre pessoas que buscam refletir sobre como podemos ressignificar o nosso papel no planeta, fazendo com que a nossa existência traga uma marca positiva para a natureza, a sociedade e tudo que está em nosso entorno.

E como as pessoas interessantes costumam ter boas referências de livros, filmes e séries e porque cultura é tão importante e tem sido uma salvação nessa quarentena, pedimos a algumas delas algumas indicações que agora compartilhamos com você.

Abaixo estão as dicas de quatro amigos que nos ajudaram com os nossos conteúdos:

Marcos Palmeira, ator e empreendedor, é fundador da fazenda Vale das Palmeiras Orgânicos, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. 

Ele indica:

“Se você quer levar um livro interessante, eu aconselho a biografia da Ana Maria Primavesi. Esse é um livro que vale a pena.” Ela foi uma das maiores defensoras de uma agricultura ecológica, ou Agroecologia, que se difundiu muito com as suas contribuições. Notabilizou-se pela sua compreensão e ensinamentos sobre o solo.

Rodrigo Medeiros, CEO do Clube Orgânico, empresa sediada no Rio de Janeiro, que conecta produtores e consumidores por meio da entrega de cestas orgânicas, fomentando o setor e propiciando uma relação mais próxima, humana e verdadeira entre quem produz alimentos saudáveis e quem os consome.

Ele indica:

Ilha das Flores, curta-metragem do gênero documentário dirigido por Jorge Furtado. Disponível no YouTube.

“Me marcou muito a narrativa sobre consumo e como nossas escolhas são a grande responsável pelas desigualdades que nos chocam diariamente. 30 anos depois, o documentário continua atual.”

O Veneno está na mesa, documentário dirigido por Sílvio Tindler. Disponível no YouTube. 

“Revela com  uma riqueza de detalhes os problemas relacionados ao uso intenso e indiscriminado dos agrotóxicos na nossa agricultura. Ambos foram muito importantes no meu processo de compreensão do papel da agricultura e do consumo na nossa vida e a vida no planeta”

Flávia Altenfelder Santos é sócia-fundadora da Malabar Orgânicos, fazenda localizada em Itatiba e especializada na produção e distribuição de alimentos orgânicos

Ela indica o podcast:

Esse episódio de Mamilos, um dos podcasts mais ouvidos do Brasil, retrata mais uma das aflições que atingem os brasileiros: o medo de que a comida que comemos represente um risco por conta dos produtos químicos utilizados em sua produção.

Paulo Roberto Lenhardt é empreendedor. Apaixonado por carros e pela natureza, inventou um motor de veículo movido a óleo de fritura, apresentando uma solução ecológica para uma grande fonte poluidora do meio ambiente.

Ele indica um livro e um filme:

Mais um  livro Ana Maria Primavesi indicado nesta seção.

 “É a bíblia de quem quer praticar agricultura sustentável e regenerativa, sem insumo químico e sem veneno. Ela tem resposta para tudo ali, desde o problema da formiga cortadeira até infestação de cupim bem como a lógica da sucessão. O que muitos chamam de invasoras, são plantas que estão buscando seu espaço e demonstrando para o bom observador qual é o problema que seu solo tem. É o livro de cabeceira de quem quer praticar agricultura regenerativa”

“Esse é um filme que todos deveriam ver. O Pagador de Promessas retrata muito bem a questão social e ambiental evolvida no modelo agrícola que a gente adotou”. Esse é um clássico brasileiro de 1962, dirigido por Anselmo Duarte.

Nossas redes
  

Contatos

São Paulo +55 (19) 3199-2500

Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000

Translate »
Compartilhar