COMUNICADO

Com a intenção de contribuir para a contenção da curva de contaminação do Covid-19, o novo coronavírus, e pensando na segurança do nosso público e de todos os nossos colaboradores, a Fazenda da Toca comunica que as inscrições para o 8° Curso de Produção de Ovos Orgânicos estão suspensas.

Ao longo das próximas semanas, avaliaremos a conveniência de manter ou adiar a data da atividade, inicialmente marcada para acontecer entre 6 e 8 de maio. Essa decisão será tomada levando em consideração as recomendações das autoridades brasileiras e da comunidade médica. Nenhuma atividade será realizada na Fazenda se representar risco à segurança das pessoas.

A Equipe da Toca entrará em contato individualmente com todos os inscritos no curso para comunicar esta decisão. Aqueles que já efetuaram o pagamento das inscrições poderão receber 100% do valor de volta, ou manter como crédito, garantindo a vaga para quando acontecer o curso. A decisão fica a critério de cada um.

O mais importante para nós é resguardar a saúde e integridade de todos.

PRODUÇÃO DE OVOS ORGÂNICOS
Desafios e caminhos de um segmento em expansão
6 a 8 de maio

COMUNICADO

Nosso programa de Cursos, Visitas e Vivências permanece suspenso em razão da pandemia. Iremos retomar as atividades assim que houver condições seguras para recebermos o nosso público na Fazenda da Toca.
Agradecemos a compreensão.
Equipe Fazenda da Toca

A produção de ovos orgânicos vem ganhando cada vez mais importância na avicultura. Com a demanda crescente por alimentos mais saudáveis e a maior consciência dos consumidores em relação a questões como o bem-estar animal, esse é um segmento que já conquistou importante espaço no mercado e vem se consolidando cada dia mais. Na Fazenda da Toca, esse é o nosso principal foco produtivo. A nossa história nesse setor começou em 2011 e hoje somos os maiores produtores de ovos orgânicos do país. Com esse curso básico, queremos disseminar as práticas e os conhecimentos para uma produção de ovos que considera uma melhor relação entre o ser-humano, o meio ambiente e a produção e capacitar produtores para a transição rumo a um segmento bastante próspero da avicultura.

INTRODUÇÃO

Nos três dias deste curso básico, vamos abordar os principais temas relacionados à produção de ovos orgânicos, como: as diferenças dos sistemas de produção na avicultura, nutrição animal, alimentos alternativos, legislação, certificação, bem-estar animal, rotina dos aviários, homeopatias, tendências de mercado e viabilidade econômica. Por meio de aulas teóricas, exercícios práticos e visitas às áreas industrial e produtiva, proporcionaremos o aprendizado envolvendo todo o processo de produção.


CONTEÚDO

  • Por que a produção orgânica é importante no atual contexto socioambiental global?
  • Histórico do sistema de produção da Fazenda da Toca
  • Diferenças entre os sistemas de produção avícola: cage free, free range, caipira e orgânico
  • Nutrição animal e alimentos alternativos
  • Legislação e certificação
  • Roda de conversa: manejo e rotina dos aviários
  • Homeopatias
  • Instalações e ambiência
  • Tendências de mercado e viabilidade econômica
  • A importância dos piquetes: bem-estar e alimentação
  • Exercício de planejamento e dimensionamento dos piquetes
  • Visitas: Packing de ovos, fábrica da ração e aviários

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Por questões de biosseguridade, os aviários e a área industrial (Packing de Ovos) só poderão ser visitados com o uso de vestimentas e equipamentos específicos de proteção (macacão, propé e touca), que forneceremos aqui. As áreas internas dos galpões onde as aves são alojadas não poderão receber visitas, e as áreas externas (piquetes) poderão ser avistadas à distância, respeitando o limite imposto pelo cordão de isolamento afixado no local. Além dessas medidas de precaução, os participantes deverão assinar um termo de compromisso se comprometendo a respeitar um período de ao menos 72 horas sem qualquer contato com outra granja ou animal de pena e passarão ainda por um questionário específico ao ingressar na Fazenda. Aqueles que eventualmente tiverem alguma enfermidade, como gripe, não poderão realizar a visita aos aviários.

Agradecemos a sua compreensão em relação a essas condições. Esse rigor é importante para proteger as nossas aves de qualquer risco de contaminação. Especialmente por se tratar de uma produção orgânica, sem a utilização de antibióticos ou medicamentos alopáticos, esse conjunto de medidas preventivas se faz fundamental.

 

PÚBLICO ALVO
Produtores rurais, agricultores, avicultores, estudantes e todos aqueles interessados na produção orgânica de ovos.

DATA
De 6 a 8 de maio de 2019

HORÁRIOS DO CURSO
Dia 06/05: Início às 10:00h e término às 19h00
Dia 07/05: Início às 7h30 e término às 19h00
Dia 08/05: Início às 7h30 e término às 17h00

INVESTIMENTO

OPÇÃO COM HOSPEDAGEM
R$ 2.300,00 (inclui hospedagem, alimentação completa e material didático).
A hospedagem é simples, compartilhada (2 a 4 pessoas por quarto, divididos por gênero).

OPÇÃO SEM HOSPEDAGEM
R$ 1.800,00 (alimentação completa e material didático).

NÚMERO DE VAGAS: 30

FORMAS DE PAGAMENTO
Pagamentos à vista: transferência bancária.
PagSeguro: cartões de crédito em até 12 parcelas com juros, boleto bancário e carteira virtual PagSeguro.

CARGA HORÁRIA
3 DIAS, 27 HORAS

INFORMAÇÕES SOBRE BOLSA DE ESTUDO

A Fazenda da Toca oferecerá 2 (duas) bolsas de estudo integrais para estudantes e pequenos produtores rurais que tenham limitações financeiras para realizar o curso e atendam aos seguintes critérios de seleção:

  1. Estudante Universitário: que esteja devidamente matriculado em curso de agroecologia, agronomia, engenharia agrônoma ou zootecnia em instituição pública de ensino universitário ou que tenham apoio do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). Para se candidatar, é necessário apresentar comprovação de matrícula ativa em universidade pública ou documento que ateste vínculo com o FIES, além de preencher um campo indicado na ficha de inscrição apresentando em até 20 linhas as razões de seu interesse em realizar o curso.
  2. Pequeno Produtor Rural: que apresente, em seu nome, escritura de imóvel rural de até 20 hectares, CAR (Cadastro Ambiental Rural) e 10 fotos em boa qualidade que demonstrem a atividade produtiva da propriedade. Além da apresentação do documento e das imagens, é necessário ainda preencher um campo indicado na ficha de inscrição apresentando em até 20 linhas as razões de seu interesse em realizar o curso.

CRITÉRIO DE APROVAÇÃO: No caso de haver mais candidatos habilitados às bolsas do que vagas disponíveis, o critério de escolha será baseado na análise da manifestação de interesse apresentada no campo indicado na ficha de inscrição. A Fazenda da Toca se reserva o direito de aprovar os candidatos que apresentem perfis mais adequados à proposta do curso.

Prazo para solicitação de Bolsa: 28 de fevereiro de 2020

Prazo para aprovação das Bolsas: 1 de maio de 2020

INSTRUTORES

Rodrigo Cobrelo

Gerente de produção de ovos orgânicos da Fazenda da Toca há 7 anos, acumula 15 anos de experiência no segmento de avicultura de corte e postura comercial. Técnico agrícola pelo CEPEA, com formação em agricultura orgânica, é graduando no curso de Gestão em Agronegócio. Comanda um time de 43 pessoas em nossas granjas, toda a rotina de produção e os novos investimentos em ampliação de capacidade produtiva. 

Javer Alves

Graduado em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFMG- campus Bambuí) e mestre em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FMVZ – UNESP/Botucatu. Doutor em Produção Animal pelo programa de pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FMVZ – UNESP/Botucatu. Possui experiência em pesquisas relacionadas com produção e nutrição de aves de postura e corte, manejo e bem-estar de aves de postura. Atuação principal: manejo e produção de aves (poedeiras, frangos, codornas), enzimas, bem-estar animal.

João Nabuco
Engenheiro Agrônomo Homeopata formado pela Universidade Federal de Viçosa em 2006. Sócio fundador da empresa Instituto de Homeopatia Rural, onde ajudou a desenvolver metodologias de tratamento para plantas e 50 preparados homeopáticos utilizados por agricultores e técnicos, viabilizando o uso no campo com o objetivo de desenvolver cultivos resistentes a pragas e doenças,  minimizar perdas e aumentar a produtividade. Desenvolve e comercializa esses preparados difundindo a tecnologia homeopática e tornando-a acessível e prática. Presta assistência técnica com o uso da homeopatia no controle de pragas, doenças e intempéries climáticas. Ministra palestras e cursos.
Fernando Bicaletto

Administrador de Empresas com 25 anos de experiência na área Comercial de companhias como L’Oreal, Sadia e BRF, atuando em várias regiões do Brasil e América Latina. Na Fazenda da Toca há três anos, atualmente ocupa o cargo de diretor-geral, com o desafio de estruturar as operações de um novo setor em crescimento, tanto no mercado interno como externo.
Carla Paschoarelli

Gerente da área de Qualidade da Fazenda da Toca, é formada em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz e possui especialização em Inovação Tecnológica pela UNICAMP. Com 30 anos de experiência nas áreas de Qualidade, Desenvolvimento de Produtos, Inovação e Marketing, atuou em grandes empresas, como Nestlé, Danone e BRF. Está na Fazenda da Toca há mais de dois anos.

FACILITAÇÃO E EQUIPE

Paulo de Araujo

Coordenador de comunicação da Fazenda da Toca desde 2017, é responsável pela produção de conteúdos, programa de visitas, cursos e vivências, além da área de sustentabilidade da Fazenda. Antes de chegar à Toca, atuou por quatro anos como repórter da Folha de S.Paulo e sete anos no segmento de comunicação corporativa. É também fundador do Café dos Contos, marca de café especial e agroecológico que produz em seu sítio no sul de Minas.

Marcelo Shigematsu

Iniciou seus trabalhos com agricultura orgânica em 2015 nos Estados Unidos onde atuou como voluntário em uma fazenda de orgânicos. Em 2016 atuou na implantação de uma área de pesquisa em citricultura em sistema agroflorestal na Fazenda da Toca. Desde então, vem facilitando as vivências com o Programa de visitas da Fazenda.

PROGRAMAÇÃO
 

 

 

8h – 10h – Chegada e café da manhã
10h – Abertura e apresentações
11h – Linha do tempo
12h – Diferenças entre os sistemas de produção
13h – Almoço
14h30 – Nutrição animal
18h30  – Encerramento do dia
19h30 – Jantar

 

 

 

 

7h30 – Café da manhã
8h30 – Legislação e certificação
10h30 – Roda de conversa: manejo e rotina dos aviários
12h – Almoço
13h30 – Homeopatias
15h30 – Instalações e ambiência
18h – Encerramento do dia
19h30 – Jantar e fogueira

 

 

7h30 – Café da manhã
8h30 – Visita Packing de ovos e fábrica de ração
11h – Tendências de mercado e viabilidade econômica
12h30 – Almoço
14h – A importância dos piquetes: bem-estar e alimentação
Planejamento e dimensionamento das espécies no piquete
16h30 – Lanche e encerramento

 

Nossas redes
  

Contatos

São Paulo +55 (19) 3199-2500

Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000

Translate »
Compartilhar