Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Um nascer do sol aqui da Fazenda para inspirar o nascer de novas ideias e iniciativas regenerativas

Listas viraram uma febre na internet. Tem lista de tudo: 10 melhores filmes, 10 melhores músicas, 10 cidades incríveis para se conhecer e por aí vai. Mas listas são incompletas por natureza. Por isso, não temos a pretensão de fazer uma que seja definitiva.

Uma das nossas missões é conectar iniciativas que regeneram. E foi assim que tivemos a ideia de formar uma espécie de plataforma com referências interessantes nas áreas de regeneração, sustentabilidade, agricultura regenerativa e alimentação saudável, que são temas apaixonantes para nós.

Esse é só o começo. Certamente, há inúmeras outras que ainda estão de fora e deveriam ser citadas. Mas abaixo estão algumas pessoas, organizações, coletivos e iniciativas do Brasil e de outros países que admiramos e sempre acompanhamos.

Pode-se dizer que essa é uma “lista sempre em construção” e com um caráter colaborativo. Por isso, queremos suas sugestões para torná-la mais completa. Se você faz parte ou tem conhecimento de alguma iniciativa com impacto social e ambiental nessas áreas, mande para o nosso coordenador de comunicação, Paulo de Araujo (paulo.araujo@fazendadatoca.com.br) ou pelo Inbox do nosso Instagram.

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Aline Matulja

Engenheira ambiental com uma trajetória super interessante na área, tem o projeto “Sustentabilidade sem neura”, e sua página no Instagram (@alinematulja) traz para o cotidiano diversas questões ambientais, como poluição, florestas, compostagem, regeneração. É uma delícia de acompanhar, muito inspirador e, de quebra, rende ótimas risadas. Excelente comunicadora, trata desses temas com muita inteligência, humor fino e criatividade. Aline já foi nossa parceira na área de comunicação da Toca. Se você gosta de meio ambiente e sustentabilidade, vai gostar de seguir @alinematulja

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Believe Earth

O Believe tem a missão é fortalecer causas de impacto socioambiental. E uma de suas ferramentas para isso é ativar narrativas e contar histórias. O Believe é um projeto do Alana Foundation, com atuação no Brasil e no mundo. Em seu portal, traz casos inspiradores de seres humanos que acreditam, inspiram e fazem. São mulheres, homens e crianças e, muitas vezes, estão ao nosso lado. Vale conhecer!

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Do Campo à Cozinha

Do Campo a Cozinha oferece experiências que reeducam por meio do alimento. Nos retiros, se vivencia todo o percurso do que chega ao prato: o preparo do solo para iniciar uma agrofloresta, a colheita e o cozimento, tudo para sentir o sabor autêntico do que a natureza generosamente oferece. Na cidade, os jantares estimulam discussões em torno do alimento, e os cursos aprofundam o encontro com ingredientes frutos da nossa terra e história, como mandioca e banana e jaca. Siga @docampoacozinha

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Humane Farm Animal Care

Um futuro melhor para todos os animais de produção. É isso que desejamos e vemos como tendência no mundo todo. E a HFAC, a principal organização internacional de certificação sem fins lucrativos voltada para a melhoria de vida dos animais de produção, vem puxando esse movimento. Seu selo Certified Humane atesta o cumprimento dos melhores padrões de bem-estar animal e certifica a nossa produção. Se você se importa com as condições de vida dos animais criados para a sua alimentação, vai gostar de conhecer. Luiz Mazzon, diretor para a América Latina da HFAC, concedeu uma ótima entrevista para a gente que você pode conferir neste link . Conheça o portal da Certified Humane Brasil aqui.

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Fazenda Malabar

A Fazenda Malabar produz e entrega cestas orgânicas toda semana em São Paulo, Itatiba e Campinas. O sistema é inspirado no CSA (Comunidade que Sustenta a Agricultura), que tem o objetivo de criar uma relação mais próxima entre quem produz e quem consome os produtos. E mais do que produzir orgânicos, tem uma história linda e inspiradora, temperada pelo amor à terra. Um lugar também de muitos aprendizados. Tem programa de voluntariado, tem visitas e gente com vontade de “semear sonhos para plantar realidades”, como dizem. Conheça a Malabar por aqui.

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Food Tank

Como diz o Food Tank, o sistema alimentar global está falido. Enquanto muitas pessoas não têm o que comer, outras comem mal e demais. Essa comunidade global tem o propósito de transformar a forma como nos alimentamos e como os alimentos são produzidos. A presidente do Food Tank, Danielle Nierenberg, já esteve conosco aqui na Fazenda e participou de um evento no restaurante Maní, em São Paulo, para discutir soluções para combater o desperdício de alimentos, que chega a um terço do total produzido. O Food Tank é uma organização muito atuante e que muito nos inspira. Conheça por aqui.

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Kiss The Ground

O solo é a fundação da nossa vida. E o Kiss the Ground é uma organização não-governamental voltada à sua regeneração. Baseado nos Estados Unidos, tem uma atuação expressiva e engajadora. E você pode ser um membro e participar dos programas em educação, agricultura, advocacy e mídia que o Kiss the Ground promove com treinamentos, cursos e parcerias voltados à regeneração e cuidado com o solo. Seu fundador, Ryland Engelhart, já esteve aqui conosco na Fazenda e deu uma boa entrevista para o @believeearth, que você pode ver por esse link. Conheça o site do Kiss the Ground aqui.

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

Main Street Project

Esse projeto dissemina um modelo de agricultura regenerativa que tem as galinhas como protagonistas. Nesse modelo, as aves são o principal elemento de regeneração e fertilização do solo, auxiliando no desenvolvimento de diversas culturas agrícolas. Como a avicultura é uma atividade mais acessível do ponto de vista de capital, é uma ótima forma de impulsionar a regeneração em pequena escala, desenvolvendo pequenos produtores. Esse é um dos principais focos do Main Street, que atua em Minnesota (EUA) em parceria com comunidades latinas. O ideólogo do projeto, Reginaldo Hasslett-Marroquín, também já veio à Fazenda e nos deu uma entrevista deliciosa que você pode conferir por aqui. Saiba mais sobre o Main Street pelo site.

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

The Nature Conservancy

A The Nature Conservancy (TNC) atua para no Brasil desde 1951 para proteger as terras e águas de todos os biomas nacionais. Apoia diversos projetos de restauração e reflorestamento. Um deles, que acontece no município de Extrema (MG), na Serra da Mantiqueira, se tornou um case de nacional ao transformar propriedades rurais em produtoras de serviços ambientais, restaurando áreas de nascentes, margens de rios e topos de morro, gerando emprego, renda e a “economia da restauração”, como diz Samuel Barreto, gerente de conservação para segurança hídrica da TNC no Brasil. Veja como um projeto que se iniciou com uma mula, uma Fusca e dois funcionários se tornou uma das iniciativas mais inspiradoras do país.

 

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

PRETATERRA

Paula Costa e Valter Ziantoni foram da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Fazenda da Toca e juntos fundaram a PRETATERRA. Hoje viajam o Brasil e o mundo implementando agroflorestas e dando formações e consultorias a produtores que buscam desenvolver sistemas agrícolas regenerativos e agroflorestais. Com muito conhecimento técnico e espírito aventureiro, são verdadeiros cientistas agroflorestais. E mostram pelo Instagram experiências diversas em agroflorestal pelo mundo todo. Siga @preta.terra e saiba mais pelo site.

Sistema Agroflorestal com foco em citricultura na Fazenda da Toca

reNAture

Sediada na Holanda, a reNature restaura a natureza por meio da agricultura regenerativa. Ajuda agricultores a converter suas produções para sistemas agroflorestais sustentáveis em várias partes do mundo. Tem como objetivo unir agricultores e especialistas em agroflorestas em torno de uma proposta de produção agrícola inclusiva, que devolva a saúde do solo e dos ecossistemas e produza alimento abundante e saudável. Conheça a @renature

 

Compartilhar