Durante a vida, as galinhas botam ovos de diferentes tamanhos. Essa variação é natural e diz respeito às fases de seu ciclo reprodutivo.

Não é uma regra absoluta porque depende das condições individuais de cada ave, mas geralmente as mais jovens, entre a 19º e a 24º semana, botam ovos pequenos entre 45 e 49 gramas. Quando atingem a vida adulta, passam a botar os ovos tipo grande, entre 55 e 65 gramas. E, à medida que ganham mais maturidade, aumenta o percentual de postura dos ovos Jumbo.

São esses que você poderá encontrar a partir do final deste mês em embalagem de 10 unidades totalmente biodegradável e reciclável, a mesma que já usamos para os nossos ovos orgânicos tradicionais e os enriquecidos com Ômega 3, Selênio e Vitamina E desde o ano passado.

Nós já comercializávamos os ovos Jumbo, porém em bandejas de 20 unidades. Mas, agora, nós os trouxemos para essa caixa de polpa moldada, um material mais sustentável. E, com isso, nós concluímos o processo de eliminação do uso do plástico em nossas embalagens. Para saber mais sobre essa iniciativa, leia aqui.

Os ovos Jumbo têm algumas particularidades. A primeira, claro, é o tamanho. Seu peso pode ser 20% maior do que um ovo tamanho grande. Para ser considerado Jumbo, deve pesar no mínima 66 gramas.

Esse é um produto que gera bastante demanda no mercado. Por ser maior, contém um volume superior de clara, onde se concentram as proteínas. E também, pode aparecer com gema dupla, o que é um diferencial bastante apreciado, já que a gema contém vitaminas e minerais.

“Com esse lançamento nós ampliamos a nossa oferta no mercado de orgânicos, trazendo ao consumidor produtos diferenciados e com alto padrão de sustentabilidade”, afirma o diretor-executivo da Fazenda da Toca, Fernando Bicaletto.

Os ovos Jumbo não são tão fáceis de encontrar no mercado porque estão em um extremo do ciclo reprodutivo das galinhas. Enquanto os ovos pequenos são típicos das galinhas jovens (uma história à parte e muito cativante que você pode conferir aqui), os tipo Jumbo são mais comuns na postura das aves maduras. As demais classificações, como médio, grande e extra grande têm uma oferta maior porque são produzidos pelas galinhas na maior parte de sua vida.

Como numa comparação de safra, em que há frutas de cada estação, há também ovos para cada ‘estação’ da vida das galinhas.

A natureza tem um tempo próprio. Saber respeitá-lo e colher dele o melhor que tem a nos oferecer é no alimentar com consciência e sabedoria. Por isso, é sempre importante falar sobre como os alimentos são produzidos.

Share This