Aqui na Fazenda da Toca o nosso foco é na a galinha; o ovo é consequência!

Essa é uma frase que sempre repetimos por aqui porque define bem o nosso jeito de produzir esses ovos. Ou seja, para nós a prioridade máxima é o bem-estar das aves!

Cuidamos de tudo para que tenham a melhor qualidade de vida: grãos somente orgânicos, cuidados veterinários  com homeopatia, espaço à vontade para ciscarem livremente e ambientação dos aviários considerando todos os detalhes para reproduzir seu habitat natural e permitir que expressem seus comportamentos naturais.

E assim, a qualidade dos nossos ovos, 100% orgânicos, super saudáveis e saborosos, é consequência da qualidade de vida delas.

Veja abaixo em mais detalhes como é o dia a dia das galinhas nos nossos aviários!

BEM-ESTAR DAS GALINHAS

O respeito e o apreço pelas aves e o cuidado diário com a sua qualidade de vida orientam a nossa rotina e são para nós pilares de um sistema produtivo ético, responsável e sustentável. E o nosso maior orgulho é termos nos tornado referência em bem-estar animal no manejo das galinhas poedeiras.

Por isso, mais do que produzir ovos da melhor qualidade para você, queremos que saiba como são produzidos.

Em nosso manejo, consideramos cada mínimo detalhe essencial para proporcionar às nossas galinhas as chamadas “Cinco Liberdades” do bem-estar animal, conforme explica a Certified Humane, que certifica a nossa produção e garante os mais elevados padrões de bem-estar animal no mundo.

AS CINCO LIBERDADES ANIMAIS*

1. Estar livre de fome e sede
Os animais devem ter acesso a água e alimento adequados para manter sua saúde e vigor.

2. Estar livre de desconforto
O ambiente em que eles vivem deve ser adequado a cada espécie, com condições de abrigo e descanso adequados.

3. Estar livre de dor doença e injúria
Os responsáveis pela criação devem garantir prevenção, rápido diagnóstico e tratamento adequado aos animais.

4. Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie
Os animais devem ter a liberdade para se comportar naturalmente, o que exige espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia da sua própria espécie.

5. Estar livre de medo e de estresse
Não é só o sofrimento físico que precisa ser evitado. Os animais também não devem ser submetidos a condições que os levem ao sofrimento mental, para que não fiquem assustados ou estressados, por exemplo.
*Fonte: http://certifiedhumanebrasil.org/conheca-as-cinco-liberdades-dos-animais/

CERTIFICAÇÕES


Somos a primeira empresa brasileira de produção de ovos caipira a obter o selo Certified Humane Brasil. Desenvolvido pela HFAC (Humane Farm Animal Care), a principal organização internacional de certificação sem fins lucrativos voltada para a melhoria da vida dos animais de produção, esse selo atesta que os nossos produtos consideram os mais rigorosos padrões de bem-estar animal em todo o mundo.

Essa certificação nos permitiu aprimorar ainda mais o nosso manejo, desenvolvendo um olhar mais atento para cada ave individualmente, atendendo melhor as suas necessidades.

O selo leva em conta diversos aspectos, como nutrição equilibrada e livre de antibióticos, abrigo e áreas de repouso para os animais e espaço adequado para a manifestação natural de cada espécie.

Conheça mais sobre a Certified Humane Brasil clicando AQUI

 

POR DENTRO DOS NOSSOS AVIÁRIOS

Veja a seguir alguns dos momentos da rotina tranquila e agradável que as nossas galinhas vivem por aqui. Nossas instalações são projetadas nos mínimos detalhes para que elas possam expressar seus comportamentos naturais e seguirem um dia a dia com tudo que precisam.

 

ÁREA EXTERNA


As galinhas gostam de caminhar, pastar e ciscar. E aqui elas fazem isso à vontade.

Nossos piquetes são dimensionados para garantir no mínimo 1 metro quadrado para cada ave. E são também rotacionados para que estejam sempre forrados com pasto farto e verdejante para elas.

POLEIROS

Você sabia que as galinhas são muito hierárquicas? Nos ambientes naturais, as aves dominantes se posicionam sempre acima das demais. Assim, o poleiro é um elemento fundamental para que possam expressar sua organização social. Por isso, nossos aviários são inteiramente equipados com poleiros.

BANHO DE AREIA

O banho de terra ou areia é muito importante. Elas adoram se espojar. E essa é uma forma que elas têm para limpar o corpo e a plumagem. Aqui elas encontram espaço em abundância para desfrutar desse momento

HOMEOPATIA

O que é mais saudável? Antibióticos ou homeopatia preventiva? Se para nós os tratamentos naturais são melhores, com as galinhas isso não é diferente.

Temos 52 fórmulas homeopáticas para tratar de nossas aves. Elas atuam na prevenção de doenças, diminuem o nível de estresse e fortalecem o sistema imunológico delas.

GALPÕES

Esses são os galpões que abrigam as galinhas durante a noite, na chuva e no momento em que elas querem estar do lado de dentro.

Aqui elas encontram os cochos e bebedouros para comer e beber à vontade e botam seus ovos em um ambiente com todo conforto térmico, equipado com ventiladores, nebulizadores e cortina para manter a temperatura e o nível de umidade sempre agradáveis para elas.

COLETA AUTOMATIZADA

Aqui temos um sistema automatizado de coleta de ovos. Essa é uma forma de evitar o estresse das aves porque a coleta manual, em que uma pessoa retira os ovos debaixo delas pode causar transtorno.

Em nossos galpões, os ovos caem direto em uma esteira que os transportam para fora do aviário sem necessidade de interferir ou tocar nas aves enquanto estão nos seus ninhos.

Conteúdos relacionados

Share This