O ano passado foi marcado por grandes realizações na Fazenda da Toca, e fizemos essa pequena retrospectiva para relembrar um pouco com você alguns dos principais destaques.

Nesse período, nos consolidamos como um polo de produção orgânica em larga escala, com quatro atividades agropecuárias: avicultura de postura, sob gestão própria, além de leite, grãos e sistemas agroflorestais, geridos em sistemas de parceria. Todas com ótimos resultados.

Em nossa operação principal, de ovos orgânicos, 2018 foi um ano de grandes avanços e inovação, tanto em relação à produção como em vendas. Expandimos a nossa capacidade produtiva, conquistamos a certificação de bem-estar animal, aumentamos o nosso portfólio de produtos, com o lançamento da linha de ovos orgânicos enriquecidos com Ômega 3, Selênio e Vitamina E. E ainda relançamos os ovos pequenos de galinhas jovens, com uma história que cativou a imprensa, nosso público nas redes sociais e todos os nossos parceiros.

Nossas vendas aumentaram de forma significativa e começamos a distribuir nossos produtos para outros Estados também, como Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Hoje já estamos presentes em mais de 700 pontos de venda. Agora vamos para outras praças, como Minas Gerais e Espírito Santo.

Certificação de Bem-estar Animal

A Fazenda da Toca recebeu em fevereiro de 2018 o selo Certified Humane Brasil, da Humane Farm Animal Care, a principal organização internacional sem fins lucrativos voltada para a melhoria de vida dos animais. A certificação garante que as nossas galinhas poedeiras são tratadas de acordo com os melhores padrões de bem-estar animal em todo o mundo. Quem conhece a Toca sabe do cuidado que temos com elas. Por aqui, as aves têm acesso às áreas externas, com espaço para ciscar, caminhar e expressar seus comportamentos naturais. Nas áreas internas, elas têm todo conforto térmico e contam com poleiros, ventilação e ninhos para botarem seus ovos com conforto. Além disso, toda a alimentação é orgânica e elas recebem tratamento à base de homeopatia. O selo Certified Humane é mais uma demonstração do compromisso que assumimos ao liderar o mercado de ovos orgânicos no Brasil!

Segurança Alimentar – Marcação dos Ovos

Sabe aquela prática comum nos supermercados de abrir as embalagens de ovos para ver se não há nenhum quebrado ou rachado na caixa? Em alguns casos, pode haver uma troca ou mistura de produtos. Para nós, a segurança dos alimentos é uma prioridade em nossa operação. Por isso, desde o ano passado, os nossos ovos começaram a vir com essa marcação, que informa a procedência orgânica e a data de validade. Essa é uma medida que tomamos para que você tenha certeza de que está levando para casa o produto que escolheu dentro do prazo de validade. Essa marcação é feita com uma tinta alimentícia, que não contém substâncias tóxicas nem tampouco oferece qualquer tipo de risco ao consumidor e por essa razão é permitida na certificação orgânica.

Novos produtos

Uma grande inovação de 2018 foi o lançamento dos chamados ovos funcionais, enriquecidos naturalmente com nutrientes essenciais ao organismo. As nossas novas linhas de ovos aliam os benefícios do produto 100% orgânico e natural a essas substâncias valiosas para a nossa saúde: Ômega 3, que ajuda a regular o colesterol e evitar problemas no coração; o Selênio, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que a ajudam a manter a saúde em dia e evitar o envelhecimento precoce; e a Vitamina E, uma aliada do organismo quando se trata de prevenção de doenças. Todo processo de enriquecimento é 100% natural e acontece por meio da alimentação das aves. No caso do Ômega 3, adicionamos óleo de linhaça à ração; e no caso do Selênio e Vitamina E, aumentamos o índice dessas substâncias também em seu alimento.

Relançamento dos Ovos Pequenos

Nós já comercializávamos os ovos pequenos porque fazem parte do ciclo natural de produção das aves. Com cerca de 19 semanas, as galinhas já iniciam seu ciclo reprodutivo e, nesse início de postura, seus ovos saem naturalmente menores, com cerca de 45 gramas. Antes nós os comercializávamos em bandejas de 30 unidades. Mas no ano passado decidimos inovar a forma de apresentá-lo ao consumidor, destacando um aspecto de grande valor para nós: o consumo consciente. Com esse relançamento dos ovos pequenos, contamos uma história que é pouco conhecida do público e convidamos o consumidor para um importante diálogo sobre temas fundamentais da atualidade, como o combate ao desperdício, as condições de produção dos alimentos e o bem-estar animal. Os ovos orgânicos pequenos muitas vezes têm de ser vendidos no mercado convencional, como um ovo comum. E esse é um grande desperdício de valor porque trata-se de um produto orgânico, nobre, feito com o máximo respeito aos animais, ao meio ambiente e às pessoas envolvidas no processo. Ao adquirir os ovos orgânicos pequenos de galinhas jovens, o consumidor estabelece uma relação justa com os animais, que desfrutam de excelente qualidade de vida, e com os produtores que impulsionam o mercado de orgânicos no Brasil. Conheça a história completa aqui.

Expansão da produção

Com a procura por nossos ovos em alta, estamos investindo no aumento de nossa capacidade produtiva para atender cada vez mais consumidores. Em 2017, fechamos com uma produção de 64 mil ovos por dia, volume que passou para 92 mil ovos/dia no ano passado e fechará este ano com 117 mil ovos/dia produzidos em aviários internos e também externos, fora da Fazenda. Esse é um bom indicador do nosso crescimento nos últimos anos, com um modelo de negócios que se provou viável e sustentável nos três pilares que mais nos importam: ambiental, social e econômico.

Expansão comercial

E paralelamente ao aumento de nossa produção, começamos a intensificar a nossa atuação comercial, cobrindo novas regiões do país. Antes, nossas vendas estavam concentradas especialmente em São Paulo e Rio de Janeiro. E agora, começamos a distribuir nossos produtos para outros Estados também, como Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Hoje já estamos presentes em mais de 700 pontos. E vamos para outras praças, como Minas Gerais e Espírito Santo.

Great Place to Work

Em 2018, a Toca foi credenciada pelo GPTW (Great Place to Work) como um excelente lugar para se trabalhar. Para  uma empresa receber tal reconhecimento, essa renomada instituição considera atributos como credibilidade, orgulho, imparcialidade, respeito e camaradagem. Essa notícia superou nossas expectativas, uma vez que nos inscrevemos na pesquisa com o objetivo inicial apenas de levantar a percepção dos nossos funcionários sobre o nosso ambiente de trabalho e nos posicionar em relação às demais empresas do nosso porte e região. Ter obtido o credenciamento logo de primeira é motivo de muito orgulho para a Fazenda da Toca.

Conteúdos relacionados

Share This