Conheça nossos ovos orgânicos e saiba como são produzidos


Aqui na Fazenda os nossos ovos são 100% orgânicos e estão disponíveis em variados tipos, tamanhos e embalagens. São produzidos com respeito máximo às pessoas, animais, meio ambiente e condições de trabalho.

O bem-estar das aves é o princípio ético que norteia a nossa produção e o que mais defendemos. Além disso, sabemos que a qualidade dos nossos ovos, super nutritivos, saudáveis e equilibrados, está diretamente associada à qualidade de vida delas.

Criamos essa página para que você saiba como as nossas galinhas são tratadas por aqui e trazer informações sobre o nosso processo de qualidade e os benefícios dos ovos para a sua saúde.

NOSSOS PRODUTOS

OVOS ORGÂNICOS TRADICIONAIS

Todos os nossos ovos são 100% orgânicos e naturais. Isso significa que além de serem resultado de um processo produtivo que considera os mais elevados padrões de bem-estar animal, como detalhamos AQUI, são totalmente livres de antibióticos, transgênicos e agrotóxicos na produção.
Melhor para as galinhas e melhor para você!

*Conforme estabelece a normativa orgânica

EMBALAGENS

Nossos ovos orgânicos tradicionais estão disponíveis em 3 opções de tamanho (pequeno, grande e jumbo) e 5 formatos de embalagem, que em breve serão feitas de polpa moldada, material 100% reciclável e biodegradável produzido a partir de papel jornal.

10 UNIDADES

6 UNIDADES

20 OVOS PEQUENOS

20 OVOS GRANDES

20 OVOS JUMBO

360 OVOS GRANDES

OVOS ORGÂNICOS ENRIQUECIDOS COM ÔMEGA 3 e VITAMINA E

Duplamente saudável.
Essa nossa linha de ovos alia os benefícios do produto orgânico e 100% natural, já bem conhecidos da nossa marca, a dois nutrientes muito importantes para o organismo:

ÔMEGA3: Conhecido como uma ‘gordura boa’, é um ácido graxo essencial à saúde. Com propriedades anti-inflamatórias, ajuda na regulação do colesterol, atua na prevenção de doenças cardíacas e reforça a imunidade do nosso corpo.

VITAMINA E: Com sua importante ação antioxidante, protege o funcionamento e a estrutura das células, combate o excesso de radicais livres no organismo, além de ser uma grande aliada na prevenção de doenças.

EMBALAGENS

Nossos ovos enriquecidos com Ômega 3 e Vitamina E estão disponíveis em estojos de polpa moldada, material 100% reciclável e biodegradável. Eles são encontrados no tamanho grande e em dois formatos de embalagem.

10 UNIDADES

6 UNIDADES

OVOS ORGÂNICOS ENRIQUECIDOS COM SELÊNIO E VITAMINA E

Saúde em dobro.
Essa nossa linha de ovos alia os benefícios do produto orgânico e 100% natural, já bem conhecidos da nossa marca, a dois nutrientes muito importantes para o organismo:

SELÊNIO: É um mineral essencial para o sistema de defesa do corpo. Com suas propriedades antioxidantes, ajuda na prevenção de doenças e do envelhecimento precoce, mantendo a saúde sempre em dia.

VITAMINA E: Com sua importante ação antioxidante, protege o funcionamento e a estrutura das células, combate o excesso de radicais livres no organismo, além de ser uma grande aliada na prevenção de doenças.

EMBALAGENS

Nossos ovos enriquecidos com Selênio e Vitamina E estão disponíveis em estojos de polpa moldada, material 100% reciclável e biodegradável. Eles são encontrados no tamanho grande e em dois formatos de embalagem.

10 UNIDADES

6 UNIDADES

OVOS ORGÂNICOS PEQUENOS DE GALINHAS JOVENS

A história dos alimentos é fascinante e acreditamos que essa vale a pena ser contada. Por isso, decidimos relançar esses ovos (agora em estojo) para que você conheça seu valor.

Esse produto é muito especial porque além de ser um alimento altamente saudável, contribui para fortalecer a prática do consumo consciente.

Esses ovos são menores porque foram produzidos, em sua maioria, por aves jovens (como essa da foto), no início do ciclo reprodutivo, geralmente entre a 19º e a 25º semana. E nessa fase, elas naturalmente botam ovos pequenos, de cerca de 45 gramas.

E você sabia que os ovos pequenos, assim como as hortaliças ditas “feias”, ou fora de padrão comercial, costumam sofrer preconceito no mercado e por isso têm pouca saída?

É isso que acontece. E assim, muitas vezes, os produtores orgânicos têm que vendê-los como um produto convencional, a um preço abaixo do custo e insustentável.

Ao adquirir esse produto, o consumidor estabelece um preço sustentável para o produtor e fortalece a produção de alimentos orgânicos no Brasil.

Nesse texto que publicamos em nosso blog, você poderá saber mais detalhes dessa história!

EMBALAGENS

Nossos ovos pequenos de galinhas jovens estão disponíveis em estojos de polpa moldada, material 100% reciclável e biodegradável, com 12 unidades.

12 UNIDADES

BEM-ESTAR DAS GALINHAS

Sempre dizemos aqui na Fazenda que o nosso foco é na galinha, e o ovo é consequência. Essa frase resume bem o princípio máximo da nossa produção: o bem-estar animal. O respeito e o apreço pelas aves e o cuidado diário com a sua qualidade de vida orientam a nossa rotina e são para nós pilares de um sistema produtivo ético, responsável e sustentável. E o nosso maior orgulho é termos nos tornado referência em bem-estar animal no manejo das galinhas poedeiras.

Por isso, mais do que produzir ovos super saudáveis e saborosos para você, queremos que saiba como são produzidos.

Aqui na Fazenda, garantimos a elas um ambiente agradável e uma rotina tranquila e saudável: grãos orgânicos, tratamento com homeopatia, espaço à vontade para ciscarem livremente e ambientação dos aviários considerando todos os detalhes para reproduzir seu habitat natural e permitir que expressem seus comportamentos naturais.

Em nosso manejo, consideramos cada mínimo detalhe essencial para proporcionar a elas as chamadas “Cinco Liberdades” do bem-estar animal, conforme explica a Certified Humane, que certifica a nossa produção e garante os mais elevados padrões de bem-estar animal no mundo.

AS CINCO LIBERDADES ANIMAIS*

1. Estar livre de fome e sede
Os animais devem ter acesso a água e alimento adequados para manter sua saúde e vigor.

2. Estar livre de desconforto
O ambiente em que eles vivem deve ser adequado a cada espécie, com condições de abrigo e descanso adequados.

3. Estar livre de dor doença e injúria
Os responsáveis pela criação devem garantir prevenção, rápido diagnóstico e tratamento adequado aos animais.

4. Ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie
Os animais devem ter a liberdade para se comportar naturalmente, o que exige espaço suficiente, instalações adequadas e a companhia da sua própria espécie.

5. Estar livre de medo e de estresse
Não é só o sofrimento físico que precisa ser evitado. Os animais também não devem ser submetidos a condições que os levem ao sofrimento mental, para que não fiquem assustados ou estressados, por exemplo.
*Fonte: http://certifiedhumanebrasil.org/conheca-as-cinco-liberdades-dos-animais/

CERTIFICAÇÃO


Somos a primeira empresa brasileira de produção de ovos caipira a obter o selo Certified Humane Brasil. Desenvolvido pela HFAC (Humane Farm Animal Care), a principal organização internacional de certificação sem fins lucrativos voltada para a melhoria da vida dos animais de produção, esse selo atesta que os nossos produtos consideram os mais rigorosos padrões de bem-estar animal em todo o mundo.

Essa certificação nos permitiu aprimorar ainda mais o nosso manejo, desenvolvendo um olhar mais atento para cada ave individualmente, atendendo melhor as suas necessidades.

O selo leva em conta diversos aspectos, como nutrição equilibrada e livre de antibióticos, abrigo e áreas de repouso para os animais e espaço adequado para a manifestação natural de cada espécie.

Conheça mais sobre a Certified Humane Brasil clicando AQUI

 

POR DENTRO DOS NOSSOS AVIÁRIOS

Veja a seguir alguns dos momentos da rotina tranquila e agradável que as nossas galinhas vivem por aqui. Nossas instalações são projetadas nos mínimos detalhes para que elas possam expressar seus comportamentos naturais e seguirem um dia a dia com tudo que precisam.

 

ÁREA EXTERNA


As galinhas gostam de caminhar, pastar e ciscar. E aqui elas fazem isso à vontade.

Nossos piquetes são dimensionados para garantir no mínimo 1 metro quadrado para cada ave. E são também rotacionados para que estejam sempre forrados com pasto verdejante para elas.

POLEIROS

Você sabia que as galinhas são muito hierárquicas? Nos ambientes naturais, as aves dominantes se posicionam sempre acima das demais. Por isso, o poleiro é um elemento fundamental para que possam expressar sua organização social. Por serem tão importantes, nossos aviários são inteiramente equipados com poleiros.

BANHO DE AREIA

O banho de terra ou areia é muito importante. As galinhas adoram se espojar. E essa é uma forma que elas têm para limpar o corpo e a plumagem. Aqui elas encontram espaço em abundância para desfrutar desse momento

 

HOMEOPATIA

O que é mais saudável? Antibióticos ou homeopatia preventiva? Se para nós os tratamentos naturais são melhores, com as galinhas isso não é diferente.

Temos 52 fórmulas homeopáticas para tratar de nossas aves. Elas atuam na prevenção de doenças, diminuem o nível de estresse e fortalecem o sistema imunológico delas.

 

GALPÕES

Esses são os galpões que abrigam as galinhas durante a noite, na chuva e no momento em que elas querem estar do lado de dentro.

Aqui elas encontram os cochos e bebedouros para comer e beber à vontade e botam seus ovos em um ambiente com todo conforto térmico, equipado com ventiladores, nebulizadores e cortina para manter a temperatura e o nível de umidade sempre agradáveis para elas.

 

COLETA AUTOMATIZADA

Aqui temos um sistema automatizado de coleta de ovos. Essa é uma forma de evitar o estresse das aves porque a coleta manual, em que uma pessoa retira os ovos debaixo delas pode causar transtorno.

Em nossos galpões, os ovos caem direto em uma esteira que os transportam para fora do aviário sem necessidade de interferir ou tocar nas aves enquanto estão nos seus ninhos.

FÁBRICA DE RAÇÃO

A alimentação das aves é um fator tão importante que decidimos montar uma fábrica dentro da Fazenda para processar a ração.

Aqui, preparamos o prato das galinhas, com milho, milheto e farelo de soja orgânicos, além de vitaminas e minerais para garantir a elas um alimento equilibrado e nutritivo pensando em cada fase de sua vida.

 

ALIMENTO DAS AVES

Quem vem antes, o ovo ou a galinha? A essa clássica pergunta, sempre respondemos que são os grãos que vêm antes. A soja e milho orgânicos compõem a maior parte da ração das aves. E garantir seu  suprimento é um dos principais desafios da nossa produção. Por isso nós temos na Fazenda uma área destinada ao plantio de grãos orgânicos.

UMA PRODUÇÃO DE OVOS QUE PUXA TODA A CADEIA PRODUTIVA ORGÂNICA

Como você viu, a produção de ovos e a agricultura têm tudo a ver e caminham lado a lado. Por isso, nossa produção em larga escala tem um impacto significativo sobre toda a cadeia produtiva do setor, ao puxar a produção de milho, soja e outros grãos, que estão na base da agropecuária.

Por isso dizemos que a nossa atividade vai muito além dos ovos e contribui para estimular a produção de orgânicos como um todo.

Além do plantio de milho e soja internamente, nós adquirimos grãos de outros parceiros, todos certificados orgânicos, fortalecendo esse segmento.

 

QUALIDADE

Nossos ovos seguem um rigoroso processo de qualidade, que já começa nos próprios aviários. A alimentação das aves, balanceada e equilibrada para cada fase de seu ciclo produtivo, favorece a boa formação do ovo e a maior rigidez da casca.

A coleta de ovos, toda automatizada de forma a não provocar transtorno às aves, acontece de quatro a cinco vezes por dia.

Depois de coletados, seguem para o Packing, um ambiente asséptico para evitar qualquer tipo de contaminação. Lá, os ovos são limpos e passam pela ovoscopia, um equipamento desenvolvido para identificar possíveis defeitos, como trincas, pequenas rachaduras e manchas.

Depois desse processo, são classificados de acordo com seu tamanho (pequeno, grande e jumbo), embalados e encaixotados para o transporte.

ANÁLISES

Na Fazenda, realizamos análises sensoriais da gema, clara e casca para atestar a qualidade do produto que oferecemos. Também realizamos testes de microbiologia na ração das aves com o objetivo de assegurar a elas uma alimentação sadia. A água dos bebedouros é constantemente averiguada para garantir a sua pureza. Sempre dizemos por aqui que a água que elas bebem precisa ser tão boa como a que nós bebemos.

Além das análises que realizamos, recebemos constantemente equipes de vistoria de órgãos certificadores, das redes supermercadistas e também de órgãos de vigilância sanitária, sempre importantes para assegurar a você a tranquilidade de consumir um produto saudável.

HISTÓRIA DA NOSSA PRODUÇÃO

Iniciamos nossa produção de ovos orgânicos em 2011. Naquele ano, instalamos um aviário experimental com 1.500 galinhas e definimos o nosso modelo de negócios com o objetivo de escalar a produção.

Uma das primeiras decisões foi a escolha das linhagens das aves que teríamos na Fazenda. Optamos por formar a maior parte do nosso plantel com as galinhas vermelhas das espécies Lohmann Brown que, além de terem maior longevidade e produzirem ovos de excelente qualidade, se adaptaram bem a nosso modelo de produção.

Nos anos seguintes, expandimos a operação, instalamos novos aviários e automatizamos a coleta de ovos, permitindo o ganho de escala e a construção da realidade que vemos hoje na Fazenda.

OUTRAS CERTIFICAÇÕES

A Fazenda da Toca é uma propriedade com 2.300 hectares, dos quais 1.483 ha são certificados pelo selo IBD. Os 35% restantes são dedicados à preservação da Mata Atlântica.

Aqui, tudo o que produzimos é certificado orgânico.

Possuímos as seguintes certificações:

BRASIL

IBD E ORGÂNICO BRASIL

Atende a todas as certificações no mercado interno

EUA

USDA|NOP

Atende a todas as certificações feitas para o mercado Norte Americano

EUROPA

CE

Atende a todas as certificações feitas para o Mercado Comum Europeu (todos os países pertencentes à União Europeia)

MUNDO

EMPRESA B CERTIFICADA

Comunidade global de organizações que buscam o desenvolvimento socioambiental, além do econômico

MUNDO

BEM-ESTAR ANIMAL

Atesta que nossos ovos consideram os mais rigorosos padrões de bem-estar animal de todo o mundo.

Agora que você já sabe como cuidamos das nossas galinhas, conheça mais sobre os ovos.

Principais benefícios dos ovos


O ovo é considerado o segundo alimento mais completo da natureza, atrás apenas do leite materno.

“Além de ser uma importante fonte de proteína, possui uma grande variedade de nutrientes, como vitaminas e minerais”, destaca a nutricionista Lúcia Endriukaite, do Instituto Ovos Brasil.

Essas propriedades nutricionais são boas para os olhos, cabelos, músculos, pele, melhoram o humor e previnem a anemia e osteosporose*

 

Veja tudo que o ovo faz para sua saúde


Proteína: produz partes essenciais do corpo, como músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo



Colina: desempenha papel crucial para que o organismo funcione de maneira adequada.



Selênio: mineral com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que mantêm a saúde em dia.



Vitaminas A, D, e E: Importantes para manter a saúde dos olhos, pele e fortalecer os ossos.



Luteína: Carotenóide que atua com ação antioxidante para os olhos e previne doenças cardiovasculares.



Complexo B: Responsáves pela renovação das células e pela produção de energia. Também garante a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino.


RECEITAS

SOUFLÉ DE ESPINAFRE

1 maço de espinafre limpo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de chá de leite quente
4 ovos, claras e gemas separadas
Sal à gosto
1 colher de chá de fermento em pó
Queijo parmesão ralado
Orégano à gosto

Modo de preparo:

1. Refogue o espinafre em azeite e alho, reserve espremido para tirar toda a água;
2. Leve ao fogo a manteiga com a farinha de trigo e deixe dourar;
3. Junte o leite e deixe engrossar;
4. Retire do fogo e deixe amornar;
5. Junte as gemas, o queijo parmesão ralado e o espinafre bem picadinho, o sal, o fermento e as claras em neve;
6. Coloque tudo em um recipiente untado com manteiga;
7. Leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos.
8. Bom apetite!

OMELETE COM TAIOBA

4 ovos
Sal à gosto
Azeite e alho para refogar
1 folha de taioba

Modo de preparo:

1. Bata os 4 ovos com 1 pitada de sal;
2. Refogue a taioba com azeite e alho;
3. Depois que o omelete estiver frito, coloque a taioba em uma das partes do omelete e junte-as para que fique fechado;
4. Bom apetite!

OVOS POCHÊ

1 dente de alho
¼ de cebola
3 unidades de tomate (maduro e firme batidos)
Manjericão à gosto
Sal à gosto
Ervilha fresca

Modo de preparo:

1. Doure a cebola e o alho em azeite extra virgem;
2. Acrescente o tomate batido3. Deixe ferver até apurar
4. Em um ramequim coloque o molho e a ervilha fresca e os ovos quebrados cuidadosamente
5. Leve ao forno até cozinhar

OVOS COZIDOS COM GUACAMOLE

Cozinhe os ovos em água fervente durante 7 minutos;
Descasque-os e corte-os ao meio

Acrescente a guacamole:

½ abacate maduro
½ limão espremido
Sal à gosto
Coentro à gosto
Azeite