CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SISTÊMICA

Está tomando força um movimento de educadores, mães, pais e estudantes que busca novas formas de agir no mundo para que a vida prospere no planeta.

Nós entendemos que um caminho possível para isso é a valorização das relações com a natureza como uma oportunidade para que nós – adultos e crianças – possamos criar soluções criativas dentro do contexto de incertezas da nossa contemporaneidade.

Esse curso faz parte do Projeto Toca na Estrada, e nessa edição será realizado em Brasília em parceria com a Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo, que nos receberá ao longo dos dois dias.

O curso Introdução à Educação Sistêmica, com foco na Alfabetização Ecológica, compartilha sobre como os princípios ecológicos podem ser compreendidos como valores para as relações humanas, resgatando a linguagem da natureza no nosso dia-a-dia, ressinificando o nosso papel no sistema.

Uma linguagem que nascemos sabendo mas precisamos manter viva dentro de nós. E um dos caminhos para isso é a produção de alimento e o ato de se alimentar.

Ao longo desse encontro compartilharemos estudos de casos que mostram como o contato com os ambientes naturais conservados podem potencializar nossa mudança de perspectiva, nossos valores e, consequentemente, nossas ações, rumo a um futuro de abundância.

CONTEÚDO

  • – A Educação Sistêmica em uma Abordagem Regenerativa: experiências significativas, processos de cocriação, a Natureza como Mestra e o Ser Integral
  • – Natura, um paradigma de abundância
  • – Reconexão com a sabedoria ecológica para (re)aprender a viver
    • – Alfabetização Ecológica, a linguagem da Natureza
    • – As 5 práticas ecológicas
  • – Espaço educador: estrutura molda comportamento
  • – A Permacultura no currículo
  • – Janela para a Transformação: a culinária como coração do currículo e transformação das relações culturais, com o meio ambiente e com a saúde.
  • – Grupos de Trabalho: a aprendizagem em ação.

NÚMERO DE VAGAS: 30

PÚBLICO ALVO
Voltados a educadores, pedagogos, estudantes, coordenadores pedagógicos, mães, pais e todos aqueles amantas pelos processos de aprendizagem e pela natureza.

DATA
2 e 3  de Fevereiro de 2019

HORÁRIOS DO CURSO
Dia 2/2 :Início às 08h30 e término às 18h30
Dia 3/2 :Início às 08h30 e término às 18h30

LOCALIZAÇÃO
Setor de Grandes Áreas Norte 604, Asa Norte.
Brasília-DF

CARGA HORÁRIA
2 DIAS, 17 horas

INVESTIMENTO
R$ 650,00
R$ 400,00 – PREÇO SOCIAL
Para OnG’s, associações, coletivos
Pagamento via depósito ou Pag Seguro.
Inclui as aulas, apostila e materiais para as atividades.
Não inclui alimentação e hospedagem
Os lanches serão organizados de forma comunitária

MAIS INFORMAÇÕES:
experiencias@fazendadatoca.com.br (61) 9997.00537

INSTRUTORES

Mônica Passarinho

Bióloga pela UnB, permacultora, educadora para sustentabilidade com especialização em Educação Gaia – Design para Sustentabilidade. Atua no Instituto Toca, onde promove a Alfabetização Ecológica. Iniciou seus trabalhos em 2005 no Ipoema – Instituto de Permacultura, em Brasília. Colaborou para a construção e desenvolvimento do currículo, planejamento e execução da disciplina Green Studies da Green School, em Bali, na Indonésia, que culminou no desenvolvimento do conceito de Educação de Transição.

PROGRAMAÇÃO

8h30 – Abertura
Contexto socioambiental global
Natura, um paradigma de abundância
12h30 – Almoço
14h – Grupos de Trabalho
Educação Sistêmica
Reconexão com a sabedoria ecológica para (re)aprender a viver
Alfabetização Ecológica, a linguagem da Natureza
As 5 práticas ecológicas
18h30 – Encerramento

8h30 –  Abertura
Grupos de Trabalho
Espaço educador: estrutura molda comportamento
A Permacultura no currículo
12h30 – Almoço
14h – Grupos de Trabalho
Janela para a Transformação: a culinária como coração do currículo e transformação das relações culturais, com o meio ambiente e com a saúde.
18h30 – Encerramento

Share This