De 10 a 14 de Novembro
Restaurante Clandestino em São Paulo
Fazenda da Toca em Itirapina

PARCEIROS

INTRODUÇÃO

Criamos esse curso com a vontade de disseminar as várias vertentes da alimentação natural no sentido de mostrar que não existe um único caminho para o ser saudável e consciente, mas sim, vários! A partir destes princípios buscamos a regeneração no sentindo mais amplo da palavra. A regeneração do ser humano, da sociedade e do planeta. 

Esse curso faz parte do Projeto Toca na Estrada, e nessa edição nosso parceiro será o Restaurante Clandestino, a nossa sala de aula em São Paulo.

 

CONCEITO

Criar um ambiente que possibilita o aprendizado teórico e prático acerca da alimentação natural, considerando a fundamentação teórica e a prática com a criação e desenvolvimento de receitas e pratos.

Serão apresentadas algumas vertentes da alimentação natural: Ayurveda, Viva, Funcional e Cozinha Brasileira Vegetariana e Vegana.

CONTEÚDO

Por que ter uma alimentação natural e consciente é importante no atual contexto socioambiental global? Como sua alimentação pode ser um ato regenerativo?

Cozinha Brasileira Vegetariana e Vegana com Bel Coelho.

Alimentação Ayurvédica com Gilberto Bassetto Jr.

Alimentação Funcional e Plant Based com Lidiane Barbosa.

Alimentação viva, crua e desintoxicante com Conceição Trucom.

PÚBLICO ALVO
Para chef’s de cozinha, cozinheiros, educadores, estudantes e todos aqueles interessados em aprender sobre alimentação natural e conscienteNão existe pré-requisito, todos podem participar!

DATA
De 10 a 14 de novembro de 2018:
Dias 10 e 11 de novembro no Restaurante Clandestino em São Paulo 
Dias 12, 13 e 14 de novembro na Fazenda da Toca em Itirapina – SP.

NÚMERO DE VAGAS
30

CARGA HORÁRIA
5 dias de imersão, 40 horas.

INVESTIMENTO
R$ 2.300,00 para pagamentos até o dia 26 de Outubro.
R$ 2.550,00 para pagamentos após dia 26 de Outubro.

FORMAS DE PAGAMENTO
Pagamentos à vista: transferência bancária.
PagSeguro: cartões de crédito, boleto bancário e outras formas de pagamento.

O QUE ESTÁ INCLUSO?
Dias 10-11: Café da manhã, lanches e almoço no restaurante Clandestino.*
Dias 12-14: Alimentação completa e hospedagem na Fazenda da Toca.

A hospedagem é simples, compartilhada e em beliches  (2 a 4 pessoas por quarto, divididos por gênero)

Jantares e hospedagem não inclusos no dias 10 e 11.

Deslocamento para ambos os locais não inclusos.

CONTEÚDOS ABORDADOS

ALIMENTAÇÃO VIVA, CRUA E DESINTOXICANTE

Alimentação que prioriza o consumo de alimentos vegetais crus, também conhecida como crudivorismo. Acredita-se que a vitalidade de cada alimento é essencial para o ser humano. Culinária que trabalha com alimentos vivos: os germinados, que oferecem menor trabalho digestivo e possuem propriedades desintoxicantes.

FUNCIONAL E PLANT BASED

Uma alimentação funcional é aquela que contém alimentos para uso específico de saúde, se refere aos alimentos usados como parte de uma dieta normal e que, além de suas funções básicas nutricionais, produzem benefícios fisiológicos e reduzem o risco de doenças crônicas. A Plant Based Diet é uma dieta baseada em vegetais e alimentos na sua forma mais natural, completa, não refinada, e minimamente processada. Esse tipo de dieta vai além da alimentação, envolve sustentabilidade, saúde, nutrição e criatividade.

ALIMENTAÇÃO AYURVÉRDICA

Em sânscrito, ayurveda significa ciência (veda) da vida (ayur). Longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional são seus objetivos. Esse tipo de alimentação busca evitar que as doenças apareçam através de uma dieta equilibrada. Portanto, o princípio básico da alimentação ayurvédica é prevenir e manter a saúde do corpo e da mente por meio de uma dieta e um estilo de vida harmonioso. O fundamento da alimentação ayurvédica é buscar equilíbrio entre os três humores biológicos, os doshas.

 

ALIMENTAÇÃO VEGETARIANA E VEGANA

Alimentação vegetariana não utiliza em sua dieta proteína de origem animal. A alimentação vegana além de não utilizar a proteína de origem animal, não utiliza nenhum alimento de origem animal. Essa alimentação é busca trazer os legumes e verduras como protagonistas do prato.

 

 

INSTRUTORES

Bel Coelho

Bel, premiada chefe do Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem (TLC Discovery), começou a carreira como estagiária de Laurent Suadeau e no Fasano. Fora do País, cursou o Culinary Institute of America (CIA) em Nova York. Também teve a oportunidade de se inspirar na inquietude e brasilidade de Alex Atala, quando trabalhou no seu estrelado D.O.M. 
Bel também levou sua gastronomia para fora das fronteiras brasileiras, em países como Inglaterra, Portugal, França e Espanha – onde trabalhou no El Celler Can Roca, com três estrelas no Guia Michelin. Desde 2009, passou a ser dona da sua própria cozinha. Hoje gere o disruptivo restaurante Clandestino, um negócio inovador que abre uma semana por mês.

Conceição Trucom

Graduada como Bacharel em Química pela UFRJ em 1977, trabalhou por 24 anos com atividades de pesquisa e desenvolvimento, em projetos de ciência aplicada na química orgânica, inorgânica e bioquímica. Como empresária e consultora por 14 anos (1986 a 1999), atividade muito estressante e desafiadora, iniciou a sua busca, cada vez mais determinada, por ensinamentos e práticas que lhe proporcionassem mais paz, serenidade e equilíbrio internos. Cientista e estudiosa por natureza, desde a década de 90 participa de cursos, vivências e formação em dinâmicas de alimentação, desde as mais milenares até as mais modernas, como também técnicas de meditação e os estudos da mente. A integração desta diversificada formação, tornou possível o seu trabalho com a divulgação de propostas alimentares, sempre pautadas no foco de esclarecer e informar para provocar uma alimentação cada vez mais consciente, e importante, adaptada às reais condições de vida da sociedade moderna.

Gilberto Bassetto Jr

Químico, Especialista em Ayurveda e Pesquisador Culinário, após contato com um centro de yoga em São Paulo conheceu a culinária indiana e o Ayurveda.Apaixonado pela culinária, tornou-se professor de práticas alimentares para promoção da saúde nesse Centro. Tem criado um intenso repertório culinário desde 2012 onde apresenta suas alquimias sob influência das escolas de Alimentação Viva, Ayurveda e Plantbased Food, suas maiores inspirações!
Desde então tem desenvolvido Workshops de culinária para fins terapêuticos e participado de palestras, eventos e congressos sobre alimentação saudável!
Atualmente é professor de Preparações Terapêuticas do Ayurveda no Instituto Naradeva Shala (escola de referência em Ayurveda no Brasil) e de Alimentação & Ayurveda na Pós-Graduação em Naturopatia da Universidade Paulista.

Lidiane Barbosa

Formada em Direito, apaixonou-se pela culinária e cursou Gastronomia na Espanha. Retornando ao Brasil teve a preocupação de preparar receitas mais saudáveis, então suprimia alguns ingredientes, trocava outros e assim criava novas possibilidades.

Criou mais de 1000 receitas a partir de adaptação de pratos tradicionais com ingredientes alternativos e saudáveis, sendo assim passou a trabalhar como personal cooking, promovendo cursos, ministrando palestras em congressos de nutrição e consultorias de produtos e restaurantes. Hoje são 15 estabelecimentos em todo país que contam com sua assinatura no cardápio. E lançou, em 2015, o primeiro livro sobre culinária funcional, infantil, em nosso país o “Vó Leninha em o aniversário de Isabela”

LOCAIS

RESTAURANTE CLANDESTINO

FAZENDA DA TOCA

PROGRAMAÇÃO

09h – Chegada com café da manhã

10h – Aula Bel Coelho – Teórico

12h30 – Almoço

13h30 – Oficina com degustação – Bel Coelho

17h – Encerramento do dia

09h – Café da manhã

10h – Aula teórica com Lidiane Barbosa – Culinária Funcional

12h30 – Almoço

13h30 – Oficina com degustação com Lidiane Barbosa – Culinária funcional

17h00 – Encerramento do dia

09h – Chegada na Fazenda da Toca com lanche da manhã

11h – Gilberto Bassetto – Aula teórica Ayurveda

12h00 – Almoço

13h00 – Oficina prática com degustação

14h30 – Produção de orgânicos

17h – Deslocamento aos alojamentos

19h30 – Jantar

9h – Café da manhã/Interiorização/Visita à horta com Olívia gomes

10h – Conceição Trucon – Aula teórica básico de germinação e brotação

12h30 – Almoço coletivo

13h30 – Preparo de crackers, snacks e pães/ preparo do lanche da tarde

17h – Descanso

19h30 – Jantar com Fogueira

07h30 – café da manhã

09h – Interiorização/Oficina confeitaria

12h30 – Almoço

13h30 – Oficina confeitaria 2

17h- Encerramento

Nossas redes

Contatos

São Paulo +55 (16) 2106.8606
Demais localidades: 0800 123 780

Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000

Conteúdos relacionados

Share This