Uma fazenda de 2.300 hectares que se transformou em um núcleo de produção orgânica em larga escala. Esse é o contexto atual da Fazenda da Toca, que mantém hoje quatro grandes operações agropecuárias: avicultura de postura, com gestão própria, além de leite, grãos e agroflorestas, geridos em sistemas de parceria.

Com um complexo de aviários, atualmente a Toca é a maior produtora de ovos orgânicos do Brasil. E mais do que produzir um alimento super saudável e saboroso para você, queremos te contar como são produzidos. É com esse objetivo que criamos uma seção nova e bem detalhada em nosso site para mostrar a você como as nossas galinhas são tratadas por aqui, como é o dia a dia nos aviários, o manejo de bem-estar animal e como funciona o nosso processo de qualidade.

Conheça essa nova seção por aqui!

 

NOSSAS OPERAÇÕES

Agora que você já conhece os nossos ovos orgânicos, gostaríamos de mostrar a você as nossas operações com parceiros.

Sempre dizemos que o nosso propósito é cocriar e conectar iniciativas que regenerem os sistemas. Ou seja, em nosso caminho queremos estar acompanhados. E é justamente essa trilha que estamos construindo com nosso modelo parcerias.

Temos hoje conosco investidores e produtores que compartilham do mesmo princípio que nós: o princípio da regeneração do planeta, das pessoas, das relações e da natureza. E produzem com amor à terra e respeito aos animais, ao meio ambiente e a todas as pessoas envolvidas.

Conheça um pouco mais sobre a produção de leite, grãos, além dos sistemas agroflorestais em larga escala e a nossa horta agroflorestal.

LEITE ORGÂNICO

Neste ano, a Guaraci Agropastoril iniciou dentro da Fazenda da Toca um projeto de produção de leite orgânico.

Em uma área de 80 hectares de pastagens, mantém um rebanho de 600 vacas das raças Simental, Jersey e Girolanda com uma produção de aproximadamente 4.000 litros de leite por dia que deverá passar a 6.000 no próximo ano.

A meta da Guaraci é consolidar aqui na Fazenda uma operação pecuária Carbon Free, ou seja, com zero emissão de carbono. Para isso, iniciará a medição das emissões de gases e a elaboração de um plano de sequestro de carbono por meio do plantio de arbóreas e manejo de pasto, além da utilização de energia solar.

Em total alinhamento de propósito com a Fazenda da Toca, a Guaraci iniciará ainda neste ano o processo de obtenção do selo Certified Humane Brasil, que atesta as melhores práticas de bem-estar animal em todo o mundo e também certifica a nossa produção de ovos orgânicos.

Veja neste vídeo abaixo o depoimento de Luis Fernando Laranja, sócio da Guaraci Agropastoril, sobre essa nossa parceria.

SISTEMAS AGROFLORESTAIS

Na Fazenda da Toca, há cerca de 50 hectares de sistemas agroflorestais (SAFs) que, ao mesmo tempo em que produzem alimentos altamente saudáveis e com eficiência, regeneram o solo, sequestram carbono, diversificam a produção, conservam água e favorecem a biodiversidade. Tudo isso com uma intervenção humana baseada na inteligência e na dinâmica da natureza.

Desde 2012, fizemos uma série de experimentos para testar diferentes consórcios de plantas, além de fatores como nível de sombreamento, geração de biomassa, tipos de poda e custos de manejo até chegar em uma modelagem adequada para ganhar escala.

Para isso, foram desenvolvidas diversas metodologias e indicadores com o objetivo de conferir um embasamento científico e não apenas empírico a esse projeto.

E, a partir deste ano, os SAFs passaram a ser geridos pela Rizoma, empresa recém-criada por Pedro Paulo Diniz para investir em agricultura regenerativa no Brasil e no mundo.

Os SAFs, que agora ganham escala na Fazenda da Toca, têm foco em citricultura.

Mas aqui há várias espécies consorciadas que criam um ambiente biodiverso: árvores para poda, como Ingá, Eritrina e Eucalipto, que têm a função de prover matéria orgânica para o solo; madeiráveis, como Cedro, Mogno e Ipê Felpudo, que produzem madeira de alta qualidade; culturas anuais, como Mandioca e Inhame; bananeiras, que ocupam as bordas e servem como quebra-vento e controle de pragas, além do Limão Tahiti, o foco principal desse sistema.

Saiba mais AQUI sobre a Rizoma e sua ambição de levar a agricultura regenerativa para 1 milhão de hectares.

GRÃOS ORGÂNICOS

É aqui que começa a nossa produção de ovos orgânicos. O milho orgânico é o principal componente da ração das aves, mas a sua obtenção é um desafio porque a oferta de grãos orgânicos é ainda restrita no Brasil.

Por isso é fundamental para nós garantir o suprimento desse insumo.

E a Rizoma também é nossa parceira na produção de milho orgânico, gerindo uma plantação de 250 hectares aqui na Fazenda e nos fornecendo essa matéria-prima com o mais elevado padrão de qualidade.

E assim, fornecemos o melhor alimento às nossas galinhas.

 

HORTA AGROFLORESTAL

Maridélia Rios Gonzaga, da foto, é a nossa parceira na horta agroflorestal. Formada em engenharia agronômica pela UNESP e mestre em engenharia ambiental pela USP, produz em meio hectare 1 tonelada de alimentos por mês.

Da horta sai todos os dias uma enorme variedade de frutas, legumes e verduras que servem o nosso restaurante interno e são vendidas todos os sábados na Feira de Orgânicos de São Carlos, onde o bom papo e alimentos frescos e de alta qualidade são garantidos em sua banca.

Além de cultivar com amor à terra, Maridélia ensina muita gente a plantar e colher com respeito à natureza, como deve ser na agricultura regenerativa. Isso porque a horta, além de produzir alimentos, é a nossa principal sala de aula. É aqui que acontece uma boa parte do nosso Curso Intensivo em Agrofloresta e é aqui também que recebemos os aprendizes e muitas pessoas que vêm nos visitar.

 

Conteúdos relacionados

Share This