Escolha uma Página

ECOLOGIA PROFUNDA
De 5 a 7 de outubro
Fazenda da Toca – Itirapina/SP

Orientações para uma prática sustentável nos negócios, na vida e nas relações

Como é possível viver uma vida integrada e em coerência com um propósito individual? Esse curso aborda, de forma vivencial, dentro e fora da sala de aula, dentro e fora da mata, conceitos como a sabedoria das comunidades tradicionais, Ecologia profunda e negócios transformadores. Contempla também a inspiração a partir de case real de transformação rumo a uma vida mais plena.
Por meio de aprendizagens com a natureza, experiências significativas e processos de co-criação, os participantes passarão três dias envolvidos com discussões e práticas que nos levam a compreender porque coletivamente criamos resultados que individualmente ninguém quer. E como podemos fazer novas escolhas para construir a transição rumo a uma cultura de paz, abundância e prosperidade.

O curso

Qual é o problema de estarmos utilizando os recursos da natureza como fazemos hoje sendo que há também um possível impacto em nossa própria civilização?

O que estamos fazendo não é totalmente natural, não é uma consequência inevitável da nossa imperfeita natureza humana?

Somos nós o meio que a Terra encontrou para realizar uma nova extinção em massa?

Qual a diferença entre as ações de nossa civilização e a de qualquer outra catástrofe natural global, como o impacto de um meteorito ou uma enchente de basalto? Não deveríamos aceitar nosso destino como a vingança da atual configuração planetária e nos divertirmos enquanto há tempo?

Qual é, afinal de contas o significado de tudo isso?

“A vida manifesta, através da Natureza, o tempo todo felicidade” – Kaká Werá

Este curso explica porque a ideia da sociedade moderna, vinculada às necessidades de expansão industrial do século XIX, é obsoleta. O curso aponta para a necessidade de uma nova visão de mundo que seja capaz de preparar as pessoas para um cenário de incertezas globais contribuindo para uma transição de vida rumo à felicidade e plenitude. Tudo isso em meio a um contexto global de uma complexidade sem precedentes.

Por meio de aprendizagens com a natureza, experiências significativas e processos de co-criação, os participantes passarão três dias envolvidos com discussões e práticas que nos levam a compreender porque coletivamente criamos resultados que individualmente ninguém quer. E como podemos fazer novas escolhas para construir a transição rumo a uma cultura de paz, abundância e prosperidade. Com três grandes inspirações a partir de um novo conceito de ecologia para despertar o pensamento criativo, holístico, com visão de longo prazo que ajudará educadores, empreendedores e pessoas engajadas em mudança nos mais diversos setores a buscar novas formas de entender a realidade e se relacionar com o mundo e com os desafios atuais. Kaká Wera, Rita Mendonça e Marcelo Rosenbaum, com facilitação de Mônica Passarinho, juntos compartilham seus saberes e experiências em meio à beleza e vitalidade da Fazenda da Toca.

“Um olho para ver a natureza. Um coração para sentir a natureza. Coragem para seguir a Natureza.” – Frank Lloyd

CONTEÚDO

A cosmovisão das comunidades tradicionais e o impacto nas relações.

Aprendizagens com a Natureza: a Natureza como antepassado e a construção de relações equânimes.

Ecologia Profunda: a experiência profunda, questionamentos profundos e compromisso profundo.

O compartilhar de um caso de transição: Marcelo Rosenbaum, do design à essência. Como experiências profundas cascateiam em decisões para a construção rumo a uma vida plena, nutrindo negócios que respeitam o indivíduo, o processo e a matéria.

Trilhas para a transição

INVESTIMENTO: R$1.500,00

PÚBLICO-ALVO
Pessoas envolvidas com empreendedorismo social, negócios sustentáveis, projetos educacionais, agricultura, saúde integral e todos aqueles engajadas em mudança nos mais diversos setores a buscar novas formas de entender a realidade e se relacionar com o mundo e com os desafios atuais

NÚMERO DE VAGAS
30

CARGA HORÁRIA
3 dias, 30 horas.

HORÁRIO
Dia 05/10 :Início às 9h e término às 20h30
Dia 06/10 :Início às 7h30 e término às 20h30
Dia 07/10 :Início às 7h30 e término às 18h00

DATA
De 05 a 07 de Outubro, 2017.

INSTRUTORES

KAKÁ WERÁ

De origem indígena, Kaká Werá é filiado ao Partido Verde há sete anos, secretário de políticas indígenas no partido, Kaká leciona desde 1998 na Universidade da Paz (UNIPAZ), instituição de ensino superior que tem sede em Brasília e possui núcleos em diversos estados do Brasil. O índio paulistano também é o fundador do Instituto Arapoty, voltado à difusão dos saberes indígenas por meio da educação e de saberes sociais, e faz parte da rede Ashoka de Empreendedores Sociais.

MARCELO ROSENBAUM

Está à frente da Rosenbaum, escritório de design, arquitetura e inovação que gera valores a partir de ideias originais, inserindo a identidade cultural em tudo o que faz. Desde 2010 desenvolve a metodologia do Design Essencial, que se traduz na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar os seus valores e saberes essenciais através do design. Desde 2014, Marcelo Rosenbaum é curador do Clube de Design do Museu de Arte Moderna de São Paulo, ministra cursos e palestras em eventos de design mundiais

RITA MENDONÇA

Rita Mendonça dedica-se a conduzir processos de aprendizagem com a Natureza por meio de cursos, vivências, atendimentos individuais e workshops, tendo como principais referenciais a fenomenologia de Goethe e a Ecologia Profunda. É parte da rede do Instituto Romã, coordena no Brasil a Sharing Nature Worldwide, e é professora da Escola Schumacher Brasil, entre outras instituições de ensino.

MÔNICA PASSARINHO

Bióloga pela UnB, permacultora, educadora para sustentabilidade com especialização em Educação Gaia – Design para Sustentabilidade. Atua no Instituto Toca, onde promove a Alfabetização Ecológica. Iniciou seus trabalhos em 2005 no Ipoema – Instituto de Permacultura, em Brasília. Colaborou para a construção e desenvolvimento do currículo, planejamento e execução da disciplina Green Studies da Green School, em Bali, na Indonésia, que culminou no desenvolvimento do conceito de Educação de Transição.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura e Boas vindas – (Mônica Passarinho)
10h – A cosmovisão das comunidades tradicionais e o impacto nas relações (parte I) – (Kaká Werá)
13h – Almoço
14h15 – A cosmovisão das comunidades tradicionais e o impacto nas relações (parte II) – Kaká Werá
17h30 – Intervalo
19h – Jantar

7h30 – Meditação com a natureza – (Rita Mendonça)
8h – Café da manhã
9h – Ecologia Profunda: A experiência profunda, questionamentos profundos e compromisso profundo – (Rita Mendonça)
11h30 – O renascimento da Natureza como ciência
13h – Almoço
14h30 – Aprofundamento da experiência, a fenomenologia como caminho da transformação – (Rita Mendonça e Marcelo Rosenbaum)
16h – Contextualização histórica e o nascimento da Ecologia profunda – (Rita Mendonça)
18h – Intervalo
19h30 – Jantar
20h30 – Fogueira – (Marcelo Rosenbaum)

7h30 – Meditação com a natureza – (Rita Mendonça)
8h – Café da manhã
9h – O Compartilhar de um caso de transição: Marcelo Rosenbaum, do design à essência.
12h30 – Almoço
13h45 – Trilhas para transição – (Mônica Passarinho)
16h – Encerramento

Nossas redes

Contatos

São Paulo +55 (16) 2106.8606
Demais localidades: 0800 123 780

Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000

Share This