Escolha uma Página

Produção de ovos orgânicos: desafios e caminhos de um segmento em expansão
A produção de ovos orgânicos vem ganhando cada vez mais importância na avicultura. Com a demanda crescente por alimentos mais saudáveis e a maior consciência dos consumidores em relação a questões como o bem-estar animal, esse é um segmento que já conquistou importante espaço no mercado e vem se consolidando cada dia mais. Na Fazenda da Toca, esse é um dos nossos principais focos produtivos. A nossa história nesse setor começou em 2011. E hoje mantemos nove aviários que abrigam cerca de 100 mil aves. Com esse curso básico, queremos disseminar as práticas e os conhecimentos para uma produção de ovos que considera uma melhor relação entre Ser Humano, meio ambiente e produção e capacitar produtores para a transição rumo a um segmento bastante próspero da avicultura.

ABORDAGEM
Nos três dias de curso, vamos abordar os principais temas relacionados à produção de ovos orgânicos, como o bem-estar animal, estrutura dos aviários, sanidade, tecnologia, automação, alimentação e gargalos do setor. E proporcionaremos um aprendizado da teoria e prática envolvendo o processo produtivo.

CONTEÚDO
Por que a produção animal orgânica é importante no atual contexto socioambiental global?

Tendências de mercado e viabilidade econômica

Sistemas de produção: free range, cage free e antibiotic free

Produção em Larga Escala: Fazenda da Toca
– Recria, Aviários e Piquetes
– Indicadores de produção
– Packing de ovos
– Produção de grãos

Nutrição animal: necessidades nutricionais, rações e alimentação alternativa

Sanidade animal
– Vacinas obrigatórias
– Fitoterápicos
– Manejo preventivo
– Homeopatias

A importância dos piquetes: bem-estar e alimentação

Planejamento e dimensionamento dos piquetes

Galinheiros móveis e galinheiros agroflorestais

NÚMERO DE VAGAS: 30

PÚBLICO ALVO
Produtores rurais, agricultores, avicultores, estudantes e todos aqueles interessados no bem-estar animal e no manejo sustentável.

DATA
De 13 a 15 de novembro de 2017

HORÁRIOS DO CURSO
Dia 13/11 :Início às 10:00h e término às 19h00
Dia 14/11 :Início às 7h30 e término às 19h00
Dia 15/11 :Início às 7h30 e término às 16h00

INVESTIMENTO
R$ 1.200,00 (alimentação completa e hospedagem).

CARGA HORÁRIA
3 DIAS, 27 HORAS

INSTRUTORES

Everton Lemos
Zootecnista pela Unesp/Botucatu, atua com pesquisas voltadas ao desenvolvimento e inovação de sistemas agroflorestais focados na produção animal, nutrição alternativa e bem-estar no Centro de Estudo e Inovação em Agrofloresta – CEIA, situado na Fazenda da Toca. Já participou de projetos relacionados à disseminação de sistemas silvipastoris através da recuperação de pastagens degradadas e comportamento de plantas forrageiras submetidas a sombra e intensidades de pastejo.

Rodrigo Cobrelo
Coordenador do sistema de produção de ovos orgânicos da Fazenda da Toca há 5 anos. Técnico agrícola pelo SENAR, com formação em agricultura orgânica.

Javer Alves
Graduado em Zootecnia pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFMG- campus Bambuí) e mestre em Zootecnia (Produção Animal) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FMVZ – UNESP/Botucatu. Doutor em Produção Animal pelo programa de pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FMVZ – UNESP/Botucatu. Possui experiência em pesquisas relacionadas com produção e nutrição de aves de postura e corte, manejo e bem-estar de aves de postura. Atuação principal: manejo e produção de aves (poedeiras, frangos, codornas), enzimas, bem-estar animal.

João Nabuco
Engenheiro Agrônomo Homeopata formado pela Universidade Federal de Viçosa em 2006. Sócio fundador da empresa Instituto de Homeopatia Rural onde ajudou a desenvolver 50 preparados homeopáticos e metodologias de escolha de tratamento homeopático para plantas que são utilizados por agricultores e técnicos, viabilizando o uso da homeopatia no campo gerando cultivos resistentes a pragas e doenças, minimizando perdas com aumento de produtividade. Desenvolve a comercialização destes preparados difundindo a tecnologia homeopática tornando-a acessível e prática. Presta assistência técnica com o uso da homeopatia no controle de pragas, doenças e intempéries climáticas. Ministra palestras e cursos.

CONVIDADOS ESPECIAIS

Fernando Bicaletto
Administrador de Empresas com 25 anos de experiência na área Comercial de companhias como L’Oreal, Sadia e BRF, atuando em várias regiões do Brasil e América Latina. Na Fazenda da Toca há três anos, atualmente é o diretor-geral da Fazenda da Toca, com o desafio de estruturar as operações de um novo segmento em crescimento, tanto no mercado interno como externo.

Osvaldo Viu Serrano Junior (Juca)
Diretor Agrícola da Fazenda da Toca, é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Juca, como é conhecido, é agricultor de produtos orgânicos desde 1995.

FACILITAÇÃO E MODERAÇÃO

Mônica Passarinho
Bióloga pela UnB, permacultora, educadora para sustentabilidade com especialização em Educação Gaia – Design para Sustentabilidade. Atua no Instituto Toca, onde promove a Alfabetização Ecológica. Iniciou seus trabalhos em 2005 no Ipoema – Instituto de Permacultura, em Brasília. Colaborou para a construção e desenvolvimento do currículo, planejamento e execução da disciplina Green Studies da Green School, em Bali, na Indonésia, que culminou no desenvolvimento do conceito de Educação para a Transição.

Olívia Gomes
Geógrafa pela UNESP – Rio Claro, agrofloresteira, aprende e atua seguindo os princípios de Ernst Gotsch, está envolvida com projetos de agrofloresta em assentamentos de reforma agrária e universidades. Tem como missão de vida reconectar as pessoas com a natureza por meio dos princípios da agrofloresta. Atualmente coordena os cursos e vivências no Instituto Toca.

PROGRAMAÇÃO

10h – Lanche de recepção
10h30  –  Abertura
Contexto socioambiental e a importância da produção orgânica
Tendência de mercado e viabilidade econômica
13h – Almoço
14h30 – Sistemas de produção de ovos e suas diferenças
Visita aviários (recria e galpões)  Indicadores de produção
18h30  – Encerramento do dia
19h30 – Jantar

7h30 – Café da manhã
8h30 – Visita ao Packing de ovos
Nutrição animal: necessidades nutricionais, rações e alimentação alternativa
13h – Almoço
14h30 – Sanidade animal: fitoterápicos, manejo preventivo, vacinas obrigatórias e homeopatias
18h – Encerramento do dia
19h30 – Jantar

7h30 – Café da manhã
8h30 – A importância dos piquetes: bem-estar e alimentação
Planejamento e dimensionamento das espécies no piquete
Galinheiros móveis
13h – Almoço
14h30  – Exercício de planejamento
16h – Lanche e encerramento

Nossas redes

Contatos

São Paulo +55 (16) 2106.8606
Demais localidades: 0800 123 780

Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000

Share This