CONSULTORIA,
FACILITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

 

COMPARTILHANDO A REGENERAÇÃO QUE APRENDEMOS NA FAZENDA DA TOCA.

A partir das experiências desenvolvidas na Fazenda da Toca e no Instituto Toca e buscando contribuir para o impacto da regeneração no Planeta, abrimos mais uma área de atuação: consultorias, facilitação de processos e desenvolvimento de projetos, nos seguintes eixos: sistemas agroflorestais e educação para sustentabilidadeTrabalhamos junto ao cliente construindo uma proposta personalizada ao seu interesse e características locais.

 

ATUAÇÃO

AGRICULTURA

  • Sistemas Agroflorestais com foco em horticultura.
  • Sistemas Agroflorestais com focos diversos como frutíferas e madeiráveis, em sistemas mecanizados ou não.
  • Diagnóstico, planejamento de implantação e execução.
  • Capacitação técnica da equipe de campo e gerente de campo.

EDUCAÇÃO

  • Formação de educadores com foco em educação para sustentabilidade e aprendizagens com a Natureza em ambientes de educação formal e não formal.
  • Consultoria em transformação dos espaços físicos de projetos educacionais com o intuito de transformá-los em espaços educadores com embasados na permacultura.

  • Execução da transformação dos espaços físicos envolvendo ou não a participação dos estudantes.

 

TOCA NA ESTRADA

  • Não consegue participar de nossas imersões? Levamos nossos cursos customizados até você!
  • Oferecemos palestras em diversos modelos dentro do guarda chuva da regeneração com foco em sistemas agroflorestais e educação para sustentabilidade.
  • Acesse nosso portfólio aqui.
QUEM SOMOS

Marcelo Shigematsu

Iniciou seus trabalhos com agricultura orgânica em 2015 nos Estados Unidos onde atuou como voluntário em uma fazenda de orgânicos. Em 2016 atuou na implantação de uma área de pesquisa em citrucultura em sistema agroflorestal na Fazenda da Toca.
Desde então, vem atuando com o Toca Experiências facilitando vivências com o Programa de Aprendiz, Visitas e Cursos.
Acredita na potencialidade do ser humano em co-criar e difundir os principios agroflorestais e sociais.

 

Mônica Passarinho

Amante da vida e inspirada pelas Aprendizagens com a Natureza, é bióloga pela UnB, permacultora, facilitadora de processos em grupos baseado em uma visão integrada do ser humano e na gestão participativa, educadora para sustentabilidade com especialização em Educação Gaia – Design para Sustentabilidade. Responsável pelo Toca Experiências, onde compartilha diversos aprendizados no contexto da regeneração, tendo a oportunidade de mediar reflexões entre grandes nomes como Fritjof Capra, Marsha Hanzi, Peo (Maria Amélia), Bela Gil, Rita Mendonça. Além disso, é uma das responsáveis pela criação da Abordagem Educativa da Escola da Toca – Instituto Toca, onde fomentou a Alfabetização Ecológica. Iniciou seus trabalhos em 2005 no Ipoema – Instituto de Permacultura, em Brasília. Colaborou para a construção e desenvolvimento do currículo, planejamento e execução da disciplina Green Studies da Green School, em Bali, na Indonésia, que culminou no desenvolvimento do conceito de Educação para Transição. Entre seus estudos e formação está a Sociocracia, Formação de Consultores e Líderes Facilitadores com base antroposófica pela Adigo, Meta Integral Certification Program (em andamento).

Olívia Gomes

Geógrafa pela UNESP, agrofloresteira com vasto repertório de horticultura, assentamentos com base de reforma agrária e larga escala. Aprende e atua segundo os princípios de Ernst Götsch, com quem trabalhou diretamente nas áreas da Fazenda da Toca.
Desenvolve e realiza capacitação técnica para público diversificado: do agricultor ao empreendedor.

CONTATO

experiencias@fazendadatoca.com.br
16 99734-8202

horários de funcionamento:
segunda: 11h às 17h
terça à sexta: 8h às 17h

Entre em contato para saber como podemos contribuir com seus projetos, ideias e sonhos!

15 + 5 =

Nossas redes

Contatos

São Paulo +55 (16) 2106.8606
Demais localidades: 0800 123 780

Rodovia Washington Luís, Km 204, s/n
Zona Rural, Itirapina – SP, 13530-000

Share This