APRENDIZAGEM COM A NATUREZA
08 a 10 de Junho – Instituto Singularidades – SP

Uma nova concepção da Vida para a Educação

Está tomando força um movimento de educadores, mães, pais e estudantes que valoriza as relações com a natureza como uma oportunidade para preparar as pessoas – adultos e crianças – para o contexto de incertezas da nossa sociedade moderna.

Diante da diversidade de desafios do nosso mundo atual percebemos nas aprendizagens com a natureza uma nova abordagem para a educação. Que é capaz de oferecer um rico ambiente para que crianças, jovens e adultos possam atuar no atual contexto de incertezas globais, contribuindo para acelerar as mudanças em um mundo de complexidade sem precedentes. Fazendo com que cada indivíduo seja co-criador do futuro de abundância que desejamos, exercendo um papel ativo para a perpetuação de nossa espécie no planeta.

Para isso é fundamental que sejamos capazes de mudar nosso modelo mental e, consequentemente, nossa forma de educar crianças e jovens.

Nosso objetivo é que a partir desse curso educadores e demais amantes da educação possam se nutrir de insights sobre uma nova forma de perceber o mundo e que sejam inspirados por estratégias de gerar a transformação dentro de seus contextos de atuação com alegria, coragem, criatividade e sabedoria, ao invés de depender de mudanças externas.

Por meio de inspirações de histórias de sucesso no âmbito da educação formal e não formal, pública e privada, além da experiência na Escola da Toca, compartilharemos estratégias sobre como levar a linguagem da natureza para o contexto de cada um. Estratégias que perpassam desde verdejar os ambientes, ressignificar a alimentação escolar, até introduzir processos participativos de tomada de decisão. Transformando, assim, escolas em unidades demonstrativas de Comunidades Humanas Sustentáveis.

 

CONTEÚDO

  • Contexto socioambiental global
  • Natura, um paradigma de abundância
  • Reconexão com a sabedoria ecológica para (re)aprender a viver
    • Alfabetização Ecológica, a linguagem da Natureza
    • As 5 práticas ecológicas
  • Espaço educador, a potência de verdejar espaços na transformação das relações
    • A Permacultura no currículo
  • Vivência na Escola da Toca, uma inspiração para Comunidades Humanas Sustentáveis

 

NÚMERO DE VAGAS: 30

PÚBLICO ALVO

Para aqueles engajados em práticas educativas de quaisquer naturezas: seja o âmbito formal ou não formal, público ou privado, projetos comunitários e até mesmo projetos familiares. E para todos aqueles curiosos e interessados em sustentabilidade, meio ambiente e auto-conhecimento.

DATA
08 a 10 de Junho de 2018

HORÁRIOS DO CURSO
Dia 08/06 :Início às 14h e término às 18h
Dia 09/06 :Início às 7h30 e término às 18h00
Dia 10/06 :Início às 8h00 e término às 18h00

CARGA HORÁRIA
3 DIAS, 20 HORAS

INVESTIMENTO
R$ 1.100,00.

INSTRUTORAS

Mônica Passarinho

Bióloga pela UnB, permacultora, educadora para sustentabilidade com especialização em Educação Gaia – Design para Sustentabilidade. Atua no Instituto Toca, onde promove a Alfabetização Ecológica. Iniciou seus trabalhos em 2005 no Ipoema – Instituto de Permacultura, em Brasília. Colaborou para a construção e desenvolvimento do currículo, planejamento e execução da disciplina Green Studies da Green School, em Bali, na Indonésia, que culminou no desenvolvimento do conceito de Educação de Transição.

Olívia Gomes

Geógrafa pela UNESP – Rio Claro, agrofloresteira, aprende e atua seguindo os princípios de Ernst Gotsch, está envolvida com projetos de agrofloresta em assentamentos de reforma agrária e universidades. Tem como missão de vida reconectar as pessoas com a natureza por meio dos princípios da agrofloresta. Atualmente coordena os cursos e vivências no Instituto Toca.

PROGRAMAÇÃO

14h – Abertura

  • Contexto Socioambiental global
  • Natura, um paradigma de abundância

18h – Encerramento

7h30 – Encontro no Singularidades | Ida à Escola da Toca, Itirapina – SP 

  • Espaço Educador, a potência de verdejar espaços na transformação das relações

10h30 – Chegada na Fazenda da Toca

  • A Permacultura no currículo
  • Espaço Educador, a potência de verdejar espaços na transformação das relações

18h – Chegada no Instituto Singularidades

8h – Abertura
        Reconexão com a sabedoria ecológica para (re)aprender a viver

  • Alfabetização Ecológica, a linguagem da Natureza
  • As 5 práticas ecológicas

13h – Almoço

          Inspirações de diversos contextos

          Desenhando a transição da minha realidade

18h – Encerramento

Share This